Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sexta-feira, janeiro 04, 2008








Nasceu a 31 de Outubro de 1996 e foi logo "baptizado" Rex. Nos primeiros dias, na madrugada fria, lá ia eu aquecer o leite para lhe dar; hoje na manhã fria de enxada na mão tive que abrir um buraco vazio e frio para lá depositar o Rex. Custa sempre pois são partes e momentos de nós, da nossa infância, do nosso dia a dia, da nossa história.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Que futuro para este país?

Peço desculpa mas afinal os astrólogos têm razão ao dizer que este ano vai ser o ano do signo de peixes, além da muita água que as forças da natureza têm feito cair, muita água também corre nos corredores e escritórios daqueles que governam este país.


A liberdade de expressão e opinião continuam válidas certo? Logo posso falar do que vou vendo e ouvindo, correcto? Ou há censura como havia há umas dezenas de anos atrás?


Fui apanhado de surpresa quando ao almoço ouvia a notícia que o Ministério da Educação pedia que as escolas do ensino básico e secundário que tenham nomes de santos que mudassem o nome para evitar alusões religiosas. Mas isto cabe na cabeça de alguém?


Diz o decreto lei 299/ 2007, da Lei de Bases do Sistema Educativo que para a escolha do novo nome da escola deve-se ter em conta «uma personalidade de reconhecido valor, que se tenha distinguido na região no âmbito da cultura, da ciência ou educação, podendo ainda ser alusivas à memória da expansão portuguesa, à antiga toponímia ou a características geográficas ou históricas do local onde se situam os estabelecimentos de ensino».


A Sáude em Portugal está em fila de espera, como muitos e muitos velhinhos e doentes nos hospitais e centros de saúde enquanto que as «abortantes» passam à frente de tudo e de todos e nem sequer pagam as famosas taxas moderadoras que neste novo ano sofreram mais um aumento. Alguém que sofre um acidente por culpa de outrém e é obrigado a ir ao hospital e permanecer alguns dia lá paga todas as taxas a que tem direito, alguém que pretende abortar passa à frente de todos e não paga taxas moderadoras. É justo?

A «abortante» tem direito a 30 dias de licença com 100% de ordenado!
Mas uma mulher que esteja grávida e que seja forçada a ficar de baixa antes do parto, não sendo este de risco, recebe um subsídio de 65% do seu ordenado!
Uma MÃE que tenha de assistir na doença um seu filho menor recebe apenas 65% do seu ordenado!


Serviços de saúde que fecham... Então e os velhinhos do interior que não têm meios para chegar ao hospital porque o mais próximo da aldeia é encerrado da meia noite até às oito da manhã? Morrem a tentar lutar contra algum problema grave de saúde? Também são cidadãos portugueses, merecem tanto respeito e dignidade como qualquer outro que vive na cidade e que até tem dinheiro para ir a um hospital privado.
Valha-me pelo menos a nova lei do tabaco, pelo menos posso andar em recintos fechados públicos sem o risco de fumar sem querer o fumo dos outros... Nem tudo é mau ;)

Que início de ano...

Dizem os astrólogos e entendidos que este novo ano vai ser propício ao signo de peixes, e quem não for deste signo? Pois bem, faltam 10 min para as 2.00 da manhã e acabámos agora de limpar a casa pois a irmã chuva decidiu entrar com toda a força, como não sabemos mas que entrou entrou e 6 pares de braços a limpar e empurrar a água para fora só conseguiram vencer a força da natureza ao fim de 2 horas. Ai as minhas costinhas... Tanta água e logo eu que não sou de signo peixes... Afinal os astrólogos têm razão vai ser um ano dos peixes, pelo menos água nao falta...
Bem amanhã espera um dia de limpezas pois a terra trazida pela força da chuva que se fez sentir era muita.