Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quarta-feira, setembro 05, 2007

Dez anos depois







O exemplo de Teresa de Calcutá mostra-nos que o caminho da santidade está ao alcance de todos nós e não apenas de alguns escolhidos e eleitos. Madre Teresa foi, e é a mulher mais conhecida do séc XX; todos a olham como a irmã dos "pobres mas pobres"; todos a conhecem por andar nas sarjetas à procura de doentes, leprosos, crianças, velhinhos...

Recentemente a imprensa grita e badala a toda a força que Madre Teresa terá vivido parte da sua vida com dúvidas de fé, sentindo o silêncio profundo de Deus.

Embora a ideia de que Deus a tivesse abandonado tivesse passado pela sua cabeça, ela nunca O rejeitou, tão grande era sua sede de Deus, tal era sua grandeza.

O papa Bento XVI disse num discurso no fim-de-semana que o tormento de Madre Teresa sobre o silêncio de Deus não é anormal, o que calou as especulações de que a publicação das cartas pudesse influir negativamente sobre o processo de canonização da religiosa.

Padre Kolodiejchuk, postulador da sua causa de beatificação e compilador das cartas que revelam a experiência de "deserto espiritual" de Teresa de Calcutá, numa estrevista comenta estas cartas:

"Antes da inspiração da sua obra, já tinha tido uma experiência de escuridão. Entretanto, é importante levar em conta que esta 'noite’, este sofrimento interior, é fruto da sua união com Cristo, como aconteceu com Santa Teresa de Jesus, ou Paulo da Cruz".
"A ‘noite escura’ de Madre Teresa deve-se, portanto, à dupla dimensão que vive o amor dos religiosos: em primeiro lugar, a ‘esponsal’, o seu amor a Cristo, que a leva a unir-se aos seus sofrimentos; e, em segundo lugar, o amor ‘redentor’, que leva a compartilhar a redenção, a anunciar aos outros o amor de Deus para que descubram a salvação através da oração e do sacrifício", acrescentou.

Afirma ainda que estas cartas ajudam a provar a santidade da religiosa porque permite ter um "novo entendimento, esta nova janela para a sua vida interior, que a meu parecer é o mais heróico possível".

3 Comments:

  • At quarta-feira, setembro 05, 2007 1:36:00 da tarde, Blogger Sandra Dantas said…

    Estou completamente de acordo com o que se diz aqui sobre esta "noite escura"! Quem não passa por momentos de escuridão, de dúvida?
    Quando ouvi falar destas dúvidas de Madre Teresa, não me afectou nada, antes pelo contrário. Ainda bem que teve dúvidas: sinal de que era humana e se colocava em questão!

    Gostei do post!

    Um grande abraço para ti!

     
  • At quarta-feira, setembro 05, 2007 3:56:00 da tarde, Blogger Paulo said…

    Quando souberes da publicação desse livro em português diz-me. E como ela bem disse, quem não sente o silêncio de Deus de quando em vez?

     
  • At quarta-feira, setembro 12, 2007 8:40:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá!
    Que bom saber,que ela tambem passou por isso!
    E mesmo após sua morte,continua sendo instrumento de DEUS ,mostrando-nos que a santidade é uma jornada sofrida de dúvidas e buscas. E que o ser humano , não nasce santo, mas pode santificar-se.
    Paz.

     

Enviar um comentário

<< Home