Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Sexta Feira 13...


"Superstição" vem do latim superstitio, que significa "o excesso", ou também "o que resta e sobrevive de épocas passadas". Em qualquer acepção, designa "o que é alheio à atualidade, o que é velho". Transposto para a linguagem religiosa dos romanos, o vocábulo "superstitio" veio a designar a observância de cultos arcaicos, populares, não mais condizentes com as normas da religião oficial.
Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia, no tempo do Papado de Avinhão(uma das muitas paginas negras da história do poder temporal da Igreja Católica, quando o seu campo de "batalha" deveria ser apenas o poder espiritual).
O número 13 é tido ora como sinal de infortúnio. Na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo divino; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
Existem duas lendas uma das quais diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa. A outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Passando a história e os factos que levaram a que este dia fosse tão "venerado", o que é certo é que hoje quando voltava da faculdade, o pneu do carro estava furado, quando de manhã estava tudo bem á ida para a Católica. Bem lá tive que parar e eu e meus companheiros de viagem lá fizemos uma ginástica e mudamos o pneu. Até que não nos saímos mal, mas era engraçado ver quatro teólogos a mudar um pneu. É caso para dizer ""Yo no creo en bruxas, pero que las ai, las ai".

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home