Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Novamente os símbolos religiosos

(Tirada por Nuno Monteiro)



Com esta confusão que se tem gerado à volta das caricaturas do profeta Maomé, lembro-me novamente da cobardia de alguns dos nossos governantes ao retirar o crucifixo das nossas escolas e espaços públicos. Sim cobardia pois tiraram sem explicação alguma, sem enfrentarem o povo que os colocou e escolheu para governar. Se tirar símbolos religiosos é governar então qualquer pessoa o pode fazer.
Não é competência de quem governa lutar por uma vida mais digna e mais justa para com o povo português? Porquê que isso não fazem então se é da sua competência?
O Crucifixo faz parte da simbologia da identidade de um país, ao retirar este símbolo retira também a história pessoal de cada um de nós que tem aquele símbolo como meio de redenção. Uma cruz não pode fazer mal nenhum, não se impõe a nada nem ninguém, por isso continuo e continuarei sem perceber o porquê de todo este alarido.
O homem é por natureza um ser religioso, pois desde que se conhece e se encontra no mundo procura sempre "religar-se"ao criador, a Deus. A palavra religião, vem precisamente deste vocabulo latino religare. O homem sendo assim fica sem esta hipótese de se "religar" ao divino pois a sabedoria do mundo (diferente da de Deus) faz com que o homem não respeite o sagrado, o espaço do sagrado.

3 Comments:

  • At terça-feira, fevereiro 07, 2006 5:24:00 da tarde, Blogger Jorge Moreira said…

    Olá Nuno,

    Permite-me que discorde desta tua posição.
    Estamos num Estado laico e é importante separar a Religião do Estado.
    A Cruz, um símbolo que respeito, tem uma conotação com uma determinada Religião. Sendo as escolas do Estado, laicas, não devem defender ou utilizar qualquer tipo de símbolo religioso, seja da Religião com mais ou menos adeptos.
    Qualquer aluno, de uma outra Religião ou sem qualquer Religião, tem todo o direito, em pé de igualdade, de estar numa escola do Estado. E certamente não se iria identificar com determinado símbolo ou postura.
    Para além disso, e verificado muitos problemas existentes no resto da Europa sobre a Religiões e fanatismos que delas advieram, era todo aconselhável que se retirassem os símbolos Religiosos preexistentes.
    A própria Constituição Portuguesa seria adulterada com qualquer tipo de símbolos religiosos nas Instituições públicas.
    A questão de identidade não será apagada, pois somos na maioria um povo Cristão e não é por causa disso que a identidade se põe em causa.
    No passado a promiscuidade do Estado com a Igreja, transformou-se num atentado ao Homem e a Cristo. Um verdadeiro flagelo. A história infelizmente não é nada digna dessa envolvência, que ainda nos nossos dias se manifesta em alguns países Árabes.
    A Igreja tem um local próprio, o dela, e deve ser aí que terá de difundir a Ética e os Ensinamentos de Cristo, através de uma postura digna, tolerante, actual e não através da divulgação do Estado.
    Se assim fosse, as outras Religiões, mesmo minoritárias, teriam o mesmo direito de ter os seus símbolos representados …

    Não me leves a mal, mas embora Cristão de Coração de Baptismo e com alguma prática, é assim que penso.
    Grande Abraço

     
  • At terça-feira, fevereiro 07, 2006 6:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    pois... não concordo. 1ºEstamos numa sociedade e num Estado laicos; 2ºnem todos acreditam numa religião ou em algo espiritual; 3ºpartindo do principio que todo o Homem é um ser religioso por natureza, porquê o crucifixo (Jesus) se temos cada vez mais população de outras religiões (emigrantes de leste, da China,...); 4ºporquê um crucifixo numa escola? não é um crucifixo numa sala de aula isso que vai catequisar o ateu ou levar à redenção o cristão.
    Todos têm o direito a ter uma religião, mas criticar a retirada dos crucifixos das escolas é quase tão mau como proibir que as raparigas muçulmanas possam usar a cabeça coberta, como aconteceu em França.
    Não estou a criticar a tua opinião, que respeito como a de qualquer pessoa, estou simplesmente a apresentar outros pontos de vista.
    Peace!

     
  • At terça-feira, fevereiro 07, 2006 8:06:00 da tarde, Blogger nahar said…

    Por não ser um crucifixo numa escola que nai vai catequizar um ateu é que acho que também não seria importante tirar. è um símbolo para muita gente e que muita gente se identifica com ele. Eu não condeno quem pense diferente de mim, nem nada que se pareça, apenas defendo que uma cultura e uma identidade devem ser mantidas. Portugal tem um caracter profundamente cristão e não de uma outra qualquer religião. Aqui podemos ir mais linge e pensar na menção do cristianismo nos preambulos da União Europeia, porque não fazer essa menção se o cristianismo tem uma forte raíz na Europa e de alguma forma (negativa ou nao - isso é discutivel) modificou e participou activamente na historia da construção da Europa...
    É apenas o meu ponto de vista que pode ou não concordar com o da Igreja, mas quero sublinhar que é o meu ponto de vista
    Obrigado pelo seu comentário
    abraço

     

Enviar um comentário

<< Home