Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sábado, junho 24, 2006

Santos populares II...

Sendo João o Baptista o profeta da austeridade, chega a ser caricato a austeridade com que, nomeadamente as gentes do Porto, celebram e vivem as festas Joaninas...

Os Santos são celebrados pela sua nova vida em Cristo, mas João Baptista é o único que é celebrado na data do seu nascimento. João Baptista nasceu de uma mãe estéril, seguramente coincidiu no tempo com Jesus, nasceu algum tempo antes e começou a sua vida pública também antes. Era de origem sacerdotal (Lc 1), embora nunca tenha exercido as suas funções, e supõe-se que mostrou oposição ao comportamento do sacerdócio oficial, quer pela sua conduta e quer pela sua permanência longe do Templo. Passou algum tempo no deserto da Judeia (Lc 1, 80), mas não parece que tenha tido uma relação com o grupo de Qumran, uma vez que não se mostra tão radical no cumprimento das normas legais (halakhot). Alimentava-se de mel e gafanhotos e usava peles de camelo como vestes. Morreu condenado por Herodes Antipas. Jesus, por seu lado, passou a sua primeira infância na Galileia e foi baptizado por ele no Jordão. Soube da morte do Baptista e sempre louvou a sua figura, a sua mensagem e a sua missão profética.
A sua mensagem era de penitência, escatológica e messiânica: exortava à conversão e ensinava que o juízo de Deus está iminente: virá quem é “mais forte que eu” que baptizará no Espírito Santo e no fogo.

Porém, qual não é o portuense que não sai à rua com seu alho porro, martelinho ou erva cidreira??? Qual não é o portuense que deixa de comer a sua sardinha assada i outras iguarias que tais??? Qual não é o portuense que tem orgulho no seu S. João rapioqueiro??? Olha um balão na noite de S. João...O céu iluminado com pequenas estrelas de papel que levam os nossos sonhos e os nossos anseios, alguns saem queimados, mas nem tudo na vida poder ter cheiro a manjerico...
(Tiradas por Nuno M.)



Na nossa paróquia o grupo de Jovens Nahar fez a festa e assim passámos o S. João, num clima salutar de amizade uns com os outros e com o Padre A. Balões não faltaram, bem como música popular e da boa...sardinha, entrecosto e bifanas (modéstia à parte, estavam de comer e chorar por mais...)

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home