Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, dezembro 28, 2006

Um ano

(Tirada por Nuno M.)



Está a chegar ao fim mais um ano civil. Mais um tempo em que paramos, olhamos para trás a olhar o ano que termina. Quantas coisas estamos arrependidos, por vezes, de viver, de experimentar, mas faz parte de um caminho que em nada é fácil (poderá ser facilitado com a presença amiga, mas nunca fácil).
Este ano não posso deixar de me lembrar de perdas e encontros. A saudade é muita, mas está num sitio melhor certamente, junto do PAI. Encontros com pessoas que nos fazem sentir a beleza da vida e a simplicidade da felicidade. Tudo o que fazemos tem um sentido, tudo o que vivemos tem um sentido e um porquê... A resposta pode não ser imediata, mas mais cedo ou mais tarde eis que nos aparece à frente da forma mais incalculável e inimaginária.
Olha-se para trás, não como quem olha e fica por ali, mas como quem se desliga e limpa o que de menos bom existe para continuar com o que há de bom e assim alimentar todos os dias os ingredientes para uma vida em perfeita harmonia connosco e com a criação.

"Começar, estamos sempre a começar. Temos um Ano Novo pela frente, mas começar de novo não é começar outra vez, não é repetir alguma coisa, é começar de outro modo, com novidade. E o primeiro gesto devia ser o de agradecer esta imensa oportunidade. Este ano será aquilo que fizermos dele: se cultivarmos uma atitude de egoísmo e individualismo, será assim; mas se nos comprometermos com a construção da paz e da justiça no mundo, entao teremos um bom ano novo. Não esquecer ao longo do ano que começa que há uma imensa sabedoria em viver cada dia como se fosse o último. As duas coisas são possíveis ao mesmo tempo." (in Não há caminhos mas soluções de Vasco Pinto de Magalhães)