Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, abril 01, 2007

Eis a Semana Maior

(Tirada por Nuno M.)





Eis que entramos na Semana Maior. O fim de um caminho de preparação, o inicio de um caminho novo de uma vida nova que passa pela entrega, pela dor, pelo sofrimento, pela oração e que culmina com a explosão da vida, com a luz que brota do sepulcro aberto onde jazia o corpo de Cristo.
Depois de uma entrada triunfal em Jerusalém vêm as lágrimas, a marca da paixão, do abandono, do silêncio. Parece que tudo tinha terminado ali. Mas algo germinava dentro da terra para eclodir de novo e nos arrastar assim também para uma nova vida.
Hoje é o dia das mentiras, um dia em que é “permitido” mentir por brincadeira. Mas também nos pode levar a pensar na essência da verdade e no que pode provocar quando há falta de verdade. A mentira leva sempre à destruição. Construir qualquer coisa alicerçada na mentira, mais cedo ou mais tarde tudo desmorona e cai por terra. Tudo deixa de ter sentido algum.
Hoje então somos convidados a seguir a Verdade, esta verdade apresenta-se de um modo muito simples, vem montado num burrito. Mas é essa forma simples e humilde que temos que seguir. A verdade apresenta-se assim mesmo, não temos que ter medo dela.
Mentir hoje até é engraçado, umas partidas e tal, mas a mentira continuada conduz sempre à destruição.
Sejamos nós capazes de entrar então nesta semana, uma semana que encerra em si o auge de uma caminhada, onde se situa o mistério da nossa fé enquanto cristãos. Olhando para a cruz possamos descobrir a maior prova de amor. Um Deus que entrega o Seu Filho único para morrer numa cruz. Um Deus que para salvar a humanidade e com a morte de um, resgatar todos os seus filhos. "Assim como Eu vos amei, também vós deveis amar-vos uns aos outros" (Jo 13, 34)"

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home