Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Luz para se revelar às nações

(tirada por Nuno M.)



"Deixa agora o teu servo ir em paz Senhor
segundo a Tua palavra. Porque meus olhos viram a Tua salvação"


"Sião, adorna tua câmara nupcial e recebe o Cristo Rei. Acolhe com amor a Maria, Porta do Céu, pois ela tem em seus braços o Rei da glória, luz nova que resplandece. A Virgem avança, apresentando a seu Filho, engendrado antes da Aurora. Simeão O recebe em seus braços e anuncia ao povo que é o Senhor da vida e da morte, o Salvador do Mundo". (Canto de Procissão da Candelária).



Pode-se dizer que a devoção a Nossa Senhora da Candelária , ou Nossa Senhora das Candeias , ou Nossa Senhora da Luz , tenha duas origens , uma baseada em uma lenda das Ilhas Tenerife (Canárias) e outra pela devoção popular .
Origem pela Lenda : Conta-se que por volta de 1440 , dois pastores guardavam seus animais perto de uma caverna na ilha de Tenerife , nas Canárias , e observaram , certo dia , que o gado se recusava a entrar na caverna , apesar de seus esforços . Os pastores entraram então na gruta e descobriram a imagem de uma Senhora com o filho no colo .
Estranhando o ocorrido , foram relatar ao povo . Acudindo a população , inclusive o rei do país , ao local , observaram maravilhados a existência de numerosas candeias (velas) sustentadas por seres invisíveis que , com seus cânticos , ensinavam a maneira de render culto a Deus e a Virgem Maria .
Começaram os nativos a honrar Aquela que amavam sem conhecer , até que um cristão espanhol , casualmente , ali desembarcou nos fins do século XV e explicou-lhes o mistério .
Pouco depois , foram as ilhas conquistadas pelos castelhanos e , quando os Padres Jesuítas chegaram , não tiveram trabalho em converter aquele povo já tão devoto de Maria , a quem deram o título de Candelária , por causa das candeias que iluminavam a imagem .

Origem pela Devoção Popular : Teve origem nos primórdios da era cristã para comemorar a purificação de Maria .Era preceito da lei mosaica que todo filho varão fosse apresentado no Templo , quarenta dias após seu nascimento . A mãe considerada impura após o parto , deveria ser purificada por uma cerimônia especial . Maria Santíssima , desejando submeter-se a esta determinação , apresentou-se com o Menino Jesus no Templo .
Esta festividade , nos primórdios do cristianismo , era denominada “das Candeias”, porque comemorava-se o trajeto de Maria até o Templo , com uma procissão , na qual os acompanhantes levavam na mão , velas acesas .
A procissão dos luzeiros é proveniente de antigo costume dos romanos , pelo qual o povo recordava a angústia da deusa Ceres , quando sua filha Prosérpina foi raptada por Plutão , deus dos infernos , para tomá-la como companheira no império dos mortos . esta tradição estava tão arraigada que continuou mesmo entre os convertidos ao cristianismo . Os primeiros Padres da Igreja tentaram eliminá-la , mas não conseguiram . Como aquela festa caía sempre no dia 2 de fevereiro , data em que os cristãos comemoravam a Purificação de Maria , o Papa Gelásio (492 – 496) , resolveu instituir um solene cortejo noturno , em homenagem à Mãe Santíssima , convidando o povo a comparecer com círios e velas acesas e cantar hinos em louvor de Nossa Senhora .
Esta celebração propagou-se por toda a Igreja Romana e, em 542 , Justiniano I instituiu-a no Império do Oriente , após ter cessado uma peste que grassava na região .



3 Comments:

  • At sexta-feira, fevereiro 02, 2007 6:50:00 da tarde, Blogger Felipe Fanuel said…

    Olá Nuno,
    É um prazer conhecê-lo. Temos uma coisa em comum além do template do nosso blog ser igual, estudamos teologia.

    Sou do Brasil, o maior país católico do mundo, e vejo como herdamos e assimilamos toda cultura simbólica cristã romana no pensamento coletivo do país.

    Embora eu seja protestante de nascença, sei ver que estou dentro de uma nação católica romana, pois a cosmovisão brasileira está estruturada em cima desta fé.

    A devoção popular está muito presente aqui, sobretudo nas camadas menos favorecidas e/ou interioranas.

    Bom, gostei muito de conhecer um pouco desta história.

    Um forte abraço.

    P.S.: Ah, eu achei seu blog por indicação da sua amiga Elsa.

     
  • At quinta-feira, fevereiro 08, 2007 3:00:00 da tarde, Blogger No Coração de Deus said…

    Olá Nuno,
    o que tens feito? tenho passado por aki mas nem sempre tenho comentado...
    Que o Cristo, Luz das nações, seja sempre a Luz que te guia e ampara...mesmo quando é de noite!

    um fraterno abraço deste teu irmão
    que diariamente te leva ao Coração de Deus.

     
  • At sexta-feira, fevereiro 09, 2007 1:32:00 da tarde, Blogger Paulo said…

    Uma bonita história aqui contada.

     

Enviar um comentário

<< Home