Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, setembro 13, 2007

Dalai Lama



O Dalai Lama, chefe espiritual e temporal de um Governo que está no exílio desde a invasão chinesa do Tibete, está em Portugal. Como prémio Nobel da Paz, errante pelo mundo luta pela causa tibetana. O Tibete é um país que perdeu a liberdade e a sua identidade com a revoluçao dita cultural por parte do governo de Mao Tse-tung. Fala-se em genocídio de milhares de pessoas, em genocídio de uma cultura tao rica. Milhares de mosteiros budistas foram resumidos a meia dúzia de mosteiros espalhados pelo território.



Fala-se tanto em luta pelos direitos humanos... Mas o que vimos com a chegada do Dalai Lama a Portugal, por parte do Governo, foi uma vénia do Governo à China... Por medo de represálias não receberam o líder do Tibete? Que vergonha vivermos numa teoria... Onde está então os Direitos do Homem a ser levados à práctica?

Afastado do Tibete desde 1959, Tenzin Gyatso considera-se mais um dos cerca de 150 mil tibetanos refugiados, que vão regressar ao seu país - "pelo menos a maioria" - quando estiverem reunidas todas as condições que permitam preservar a sua cultura e espiritualidade. "A verdadeira questão do Tibete não é só a do meu regresso, mas os direitos de seis milhões de tibetanos".

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home