Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sexta-feira, março 28, 2008

Kefir, o que é?



Finalmente consegui arranjar KEFIR no Porto. Agora é só esperar que fermente o leite e consumir. Aos poucos vou apresentando as maravilhas desta planta.




Kefir pronuncia-se [keff é-er] é derivado da palavra keif turca para o qual traduz como “bom sentimento”, “sente de ser bem ou” sentir bem “. Kefir é uma bebida Probiótica de leite fermentado ou cultivado com Grãos de Kefir, refrescante que se originou nas Montanhas do Cáucaso Setentrional a muitos séculos atrás.
Os grãos são uma, massa gelatinosa branca biológica (biomassa), incluída de proteína, lipídios (gorduras) e um solúvel-polissacarídeo complexo o (* Kefiran). Estes micróbios não só criam esta bio estrutura de matriz, mas também são abrigadas pela muitas estruturas que eles criam; uma na superfície do grão (interior e exterior), ou encapsulados dentro da bio-matriz propriamente.
Hoje, Kefir Real é preparado em casa adicionando Leite Integral ou pasteurizado, leite desnatado, com Grãos de Kefir em um recipiente não metálico. Isto permanece então a fermentar por aproximadamente 24 horas a temperatura ambiente (entre 18 – 30º C., mas, não especificamente).
Depois deste período de fermentação, o leite cultivado é coado para separar os Grãos de Kefir do Kefir líquido pronto. O Kefir pode ser consumido fresco ou refrigerado para uso recente, ou adicionar o Kefir líquido a um novo leite forçando uma fermentação secundária, mas sem os grãos.

1 Comments:

  • At quinta-feira, abril 24, 2008 12:09:00 da tarde, Blogger Paulo said…

    Caro Amigo, já faz alguns anos que consumo pela manhã. Digo.te que, apesar de tudo o que se diz em exagero, uma coisa é certa:
    -Limpa o intestino, no que toca aos restos em putrefacção que ficam;
    - Sentes-te mais "leve";
    - Reduz o apetite, o que equivale a dizer que, ajuda a emagrecer.
    Como se desenvolve muito, quando achares que tens muito, oferece a outras pessoas.

     

Enviar um comentário

<< Home