Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Que futuro para este país?

Peço desculpa mas afinal os astrólogos têm razão ao dizer que este ano vai ser o ano do signo de peixes, além da muita água que as forças da natureza têm feito cair, muita água também corre nos corredores e escritórios daqueles que governam este país.


A liberdade de expressão e opinião continuam válidas certo? Logo posso falar do que vou vendo e ouvindo, correcto? Ou há censura como havia há umas dezenas de anos atrás?


Fui apanhado de surpresa quando ao almoço ouvia a notícia que o Ministério da Educação pedia que as escolas do ensino básico e secundário que tenham nomes de santos que mudassem o nome para evitar alusões religiosas. Mas isto cabe na cabeça de alguém?


Diz o decreto lei 299/ 2007, da Lei de Bases do Sistema Educativo que para a escolha do novo nome da escola deve-se ter em conta «uma personalidade de reconhecido valor, que se tenha distinguido na região no âmbito da cultura, da ciência ou educação, podendo ainda ser alusivas à memória da expansão portuguesa, à antiga toponímia ou a características geográficas ou históricas do local onde se situam os estabelecimentos de ensino».


A Sáude em Portugal está em fila de espera, como muitos e muitos velhinhos e doentes nos hospitais e centros de saúde enquanto que as «abortantes» passam à frente de tudo e de todos e nem sequer pagam as famosas taxas moderadoras que neste novo ano sofreram mais um aumento. Alguém que sofre um acidente por culpa de outrém e é obrigado a ir ao hospital e permanecer alguns dia lá paga todas as taxas a que tem direito, alguém que pretende abortar passa à frente de todos e não paga taxas moderadoras. É justo?

A «abortante» tem direito a 30 dias de licença com 100% de ordenado!
Mas uma mulher que esteja grávida e que seja forçada a ficar de baixa antes do parto, não sendo este de risco, recebe um subsídio de 65% do seu ordenado!
Uma MÃE que tenha de assistir na doença um seu filho menor recebe apenas 65% do seu ordenado!


Serviços de saúde que fecham... Então e os velhinhos do interior que não têm meios para chegar ao hospital porque o mais próximo da aldeia é encerrado da meia noite até às oito da manhã? Morrem a tentar lutar contra algum problema grave de saúde? Também são cidadãos portugueses, merecem tanto respeito e dignidade como qualquer outro que vive na cidade e que até tem dinheiro para ir a um hospital privado.
Valha-me pelo menos a nova lei do tabaco, pelo menos posso andar em recintos fechados públicos sem o risco de fumar sem querer o fumo dos outros... Nem tudo é mau ;)

4 Comments:

  • At quinta-feira, janeiro 03, 2008 8:51:00 da tarde, Blogger Sandra Dantas said…

    Pois é, caro Nuno,
    este está mesmo cheio de contrates e coisas foram do normal, que realmente ultrapassam a minha lógica! E, pelos vistos, não vai parar por aqui...

    Fica bem,
    Um grande abraço!

    P.S. - Espero que corra bem a época de exames!

     
  • At quinta-feira, janeiro 03, 2008 10:25:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pois é...finalmente um post k eu posso comentar..
    Antes de mais quero agradecer os imensos comentarios k tens deixado no meu free...mais um bocado e penso que és um dakeles k me persegue para todo o lado...looool..
    nao resisti..anda la migo...passa por lá..

    Vai ser um ano de peixes.....IUPI!!
    Pode ser k as coisas melhorem pros lados desta peixiana.. :p

    Espero k tenhas tido um excelente natal e umas entradas excelentes :p

    Ja viste k comentario tao grande...axo k mereco uma visita tua..tens mtas fotos por onde escolher...sim sou chata...eu sei

    xd

     
  • At terça-feira, janeiro 15, 2008 7:51:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Amigo Nuno, um texto excelente!
    infelizmente isto está cada vez pior,e nao é a treta do custume... agora sim podemos dizer que isto ta mt mau mesmo!
    e aquele caso daquela empregada de uma junta que depois de enumeras juntas medicas foi obrigada a trabalhar...coitada da mulher que nem respirar consegue,..enfim...

    quanto aos vencimentos, o JN deste domingo nas 1º paginas mostra a pobre realidad dos idosos...
    e mais o rendimento minimo sao de 380€ (em numero redondos) e o ordenado minimo de 426€ agora pensa assim por mais ou menos 9 contos vale a pena levantares-t do quentinho da cama para ir trabalhar???
    hum...
    n m parece!
    um abraço amigo!

     
  • At terça-feira, fevereiro 12, 2008 10:04:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Olá.
    INVERSÃO DE VALORES!!!!!!
    Se um Santo,não é exemplo a ser seguido...Quem mais o poderá? E o resto..? Já é a consequência...
    Moral? Carater? Caridade?...Eles sabem o que é isso????
    Paz

     

Enviar um comentário

<< Home