Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, abril 26, 2009



É com orgulho que, espiritualmente me uno, hoje, a muitos irmãos e irmãs que celebram a canonização de um português, um exemplo a seguir para a Igreja Universal. Orgulho por ser português, orgulho por carregar o mesmo nome deste herói nacional, muitas vezes relegado para segundo plano.

A figura incontornável de Nuno Álvares Pereira continua actual passados sete séculos. O Santo Condestável do reino, viveu numa época em que Portugal vivia uma crise política e económica. Nuno de Santa Maria será o oitavo santo do catolicismo português. Às virtudes da sua vida, assumidas segundo a experiência católica de olhar os outros e as coisas, acrescenta-se o facto do seu percurso biográfico estar intimamente relacionado com a História de Portugal, a sua independência e consolidação da nacionalidade.

Para D. Manuel Clemente, à santidade que Nuno de Santa Maria viveu ao longo de toda a sua vida, acrescenta-se a importância que tem para Portugal. Especialista em História, diz que o Santo Condestável "tem um papel tão marcante como o de D. Afonso Henriques". D. Manuel Clemente considera Nuno Álvares Pereira "o segundo fundador da Pátria portuguesa".

Ressaltando as virtudes heróicas de Nuno de Santa Maria, devemos tomar o seu exemplo e imitando-o, teremos uma resposta mais estruturada, real, capaz de ir ao encontro dos problemas sócias, políticos e económicos que hoje vivemos. Um exemplo de como reagir aos desafios do tempo presente.

“Vivemos em tempo de crise global, que tem origem num vazio de valores morais. O esbanjamento, a corrupção, a busca imparável do bem estar material, o relativismo que facilita o uso de todos os meios para alcançar os próprios benefícios, geraram um quadro de desemprego, de angústia e de pobreza que ameaçam as bases sobre as quais se organiza a sociedade. Neste contexto, o testemunho de vida de D. Nuno constituirá uma força de mudança em favor da justiça e da fraternidade, da promoção de estilos de vida mais sóbrios e solidários e de iniciativas de partilha de bens. Será também um apelo a uma cidadania exemplarmente vivida e um forte convite à dignificação da vida política como expressão do melhor humanismo ao serviço do bem comum” (Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa por ocasião da canonização de Nuno Álvares Pereira).

São Nuno de Santa Maria, incontestável Santo Condestável, ora por nós.