Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sábado, dezembro 03, 2005

Lidar com putos...

Enfim o dia chegou ao fim, o grupo da catequese hoje estava especialmente bastante activo o que vale é que tinha preparado uma pequena dinâmica de preparação para o Natal e assim ficou mais qualquer coisa na cabecita deles. Pensei esta dinâmica porque semana passada as crianças relacionado com o Natal só falavam das prendas e mais prendas e dos enfeites e circo mas ninguém sabia( por incrivél que pareça) que o Natal não se resume a isto mas algo mais importante e então a partir de uma história de uma jovem que viveu no século IV/V que foi mártir e chamava-se Luzia(em latim lux, luz) convidei as crianças a pensarem como podem ser luz no mundo tal como esta jovem e aí as crianças começaram a lançar para o ar algumas ideias tais como: trazer outros meninos e meninas para a catequese, falar de Jesus sem medo em casa e com os amigos daquilo que aprenderam na catequese, ser um exemplo para os colegas não batendo no recreio uns nos outros, gostei porque foi a simplicidade das crianças a falar. Eu apenas guiei o dialogo mas não forcei para que eles dissessem isto. Fiquei contente porque vi que eles até têm prestado atenção apesar de não pararem um minuto no seu lugar.
Depois frisei também a importância que Jesus ocupa na nossa vida porque ele é a nossa Luz e que nos convida a sermos a luz e que só o podemos conhecer contemplando cada homem e mulher porque Jesus está em cada homem e mulher e se Deus é Rei nós podemos ser os principes e princesas porque somos seus filhos e filhas e assim convidei as crianças a fazerem uma coroa para colocarem junto ao presepio e assim lembrar que Jesus é o mqais importante do Natal e que Ele veio por nós e para nós. Foi interessante, alguma coisa fica sempre no seu coraçaozito e vai amadurecendo e crescendo até dar fruto. Temos que ser pacientes porque a semente não germina mas toque na terra, mas leva o seu tempo e deixa que o proceso de desenvolvimento se desenrole ao ritmo da natureza.
Mais um dia mais um jogo de palavras, talvez sem nexo, mas se é um jogo pode ou não fazer nexo...Para mim faz porque foi o meu dia