Um por do sol de Inverno (praias de Gaia)

ήλιος (Helios) na mitologia Grega era um jovem que no inicío de cada dia subia do oceano para o céu numa carruagem puxada por quatro cavalos (Pyrois, Eos, Aethon e Phlegon). O seu percurso era sempre de leste para oeste. Helios era o deus que tudo vê e tudo sabe. A reverência ao sol como um deus veio da Ásia para a Grécia.O Faraó egípcio Akhenatom, aboliu todos os deuses do Egito, criando o culto a um único deus, o Sol. Se olharmos em outras culturas até mais recentes como os astecas e os nossos índios, veremos sempre presente este temor e reverência ao Sol.
O Sol sempre teve esta influência no nosso planeta pois é ele que marca o ritmo vital do planeta terra. Pode-se até dizer que tudo gira á volta do Sol. A repetição das estações do ano, as fases da Lua, o dia e a noite, são algumas das inúmeras consequências notadas pelo homem durante o transcorrer dos séculos, como um sinal da influência do Sol no nosso planeta. Esta periodicidade na repetição dos fenômenos fez surgir o calendário e o relógio de Sol, como formas de orientar as atividades do ser humano. A organização da agricultura, seguindo o ritmo das estações do ano deu surgimento ao que os historiadores chamam de revolução agrícola, ainda nos primordios da nossa civilização. Hoje temos um melhor conhecimento dos efeitos que o Sol tem sobre o planeta, sabemos como a luz e o calor que chega até os seres vivos, permite o crescimento e desenvolvimento dos animais e plantas.
Porquê falar agora do sol perguntam vocês? Pois, estámos em plena época de Natal, em que o nosso Salvador, o Sol da verdade, da justiça e da paz veio habitar no meio do que era seu. Foi a partir do ano 354 que o Natal passou a ser celebrado no dia 25 de Dezembro, pois nesses dias os pagãos celebravam a festa do “Sol Invictus” e assim neste dia os Cristãos passaram a celebrar o nascimento deste verdadeiro Sol, Jesus Cristo nascido em Belem de Judá. Este Sol desceu até junto de nós e nunca mais nos quis deixar e com a sua presença constante alimentá-nos e dá-nos a vida. Com Ele nunca mais houve trevas nem morte pois a vida veio para todos nós, a luz está ao nosso alcance, basta procurar e querer procurar acima de tudo; tal como Jesus nos prometeu "Procura e encontrarás"(Mateus 7, 7)
1 Comments:
At quinta-feira, dezembro 29, 2005 5:31:00 da tarde,
Jorge Moreira said…
Olá Nuno, gostei muito deste texto.
Descobriste então, que o dia real do Nascimento de Cristo, não é no Solstício de Inverno...
O Sol é realmente o nosso Logos. Toda a Vida e Matéria provém das estrelas... Desde os átomos dos elementos que formam toda a matéria, inclusive os nossos corpos, às energias que primárias na Natureza que também nós fazemos parte: Prana, Fohat e Kundalini.
Grande Abraço,
Jorge Moreira.
Enviar um comentário
<< Home