Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Um por do sol de Inverno (praias de Gaia)

Tirada por Nuno Monteiro

ήλιος (Helios) na mitologia Grega era um jovem que no inicío de cada dia subia do oceano para o céu numa carruagem puxada por quatro cavalos (Pyrois, Eos, Aethon e Phlegon). O seu percurso era sempre de leste para oeste. Helios era o deus que tudo vê e tudo sabe. A reverência ao sol como um deus veio da Ásia para a Grécia.O Faraó egípcio Akhenatom, aboliu todos os deuses do Egito, criando o culto a um único deus, o Sol. Se olharmos em outras culturas até mais recentes como os astecas e os nossos índios, veremos sempre presente este temor e reverência ao Sol.
O Sol sempre teve esta influência no nosso planeta pois é ele que marca o ritmo vital do planeta terra. Pode-se até dizer que tudo gira á volta do Sol. A repetição das estações do ano, as fases da Lua, o dia e a noite, são algumas das inúmeras consequências notadas pelo homem durante o transcorrer dos séculos, como um sinal da influência do Sol no nosso planeta. Esta periodicidade na repetição dos fenômenos fez surgir o calendário e o relógio de Sol, como formas de orientar as atividades do ser humano. A organização da agricultura, seguindo o ritmo das estações do ano deu surgimento ao que os historiadores chamam de revolução agrícola, ainda nos primordios da nossa civilização. Hoje temos um melhor conhecimento dos efeitos que o Sol tem sobre o planeta, sabemos como a luz e o calor que chega até os seres vivos, permite o crescimento e desenvolvimento dos animais e plantas.
Porquê falar agora do sol perguntam vocês? Pois, estámos em plena época de Natal, em que o nosso Salvador, o Sol da verdade, da justiça e da paz veio habitar no meio do que era seu. Foi a partir do ano 354 que o Natal passou a ser celebrado no dia 25 de Dezembro, pois nesses dias os pagãos celebravam a festa do “Sol Invictus” e assim neste dia os Cristãos passaram a celebrar o nascimento deste verdadeiro Sol, Jesus Cristo nascido em Belem de Judá. Este Sol desceu até junto de nós e nunca mais nos quis deixar e com a sua presença constante alimentá-nos e dá-nos a vida. Com Ele nunca mais houve trevas nem morte pois a vida veio para todos nós, a luz está ao nosso alcance, basta procurar e querer procurar acima de tudo; tal como Jesus nos prometeu "Procura e encontrarás"(Mateus 7, 7)

1 Comments:

  • At quinta-feira, dezembro 29, 2005 5:31:00 da tarde, Blogger Jorge Moreira said…

    Olá Nuno, gostei muito deste texto.
    Descobriste então, que o dia real do Nascimento de Cristo, não é no Solstício de Inverno...

    O Sol é realmente o nosso Logos. Toda a Vida e Matéria provém das estrelas... Desde os átomos dos elementos que formam toda a matéria, inclusive os nossos corpos, às energias que primárias na Natureza que também nós fazemos parte: Prana, Fohat e Kundalini.

    Grande Abraço,
    Jorge Moreira.

     

Enviar um comentário

<< Home