Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, dezembro 22, 2005

"Vem o Senhor Jesus! Repetimos nestes dias, na oração preparando nosso coração, para experimentar a alegria do nascimento do Redentor. Em particular, nesta última semana do Advento, a liturgia acompanha e sustenta nosso caminho interior com repetidos convites a acolher o Salvador, reconhecendo-o no humilde Menino que jaz em um presépio. Este é o mistério de Natal, que podemos compreender melhor através de tantos símbolos. Entre estes símbolos está o da luz, que é um dos mais ricos de significado espiritual e sobre o qual queria refletir brevemente. A festa de Natal coincide, em nosso hemisfério, com a época do ano em que o sol termina sua parábola descendente e começa a fase na qual se amplia gradualmente o tempo de luz diurna, segundo o percurso sucessivo das estações. Isto nos ajuda a compreender melhor o tempo da luz que prevalece sobre as trevas. É um símbolo que evoca uma realidade que afeta o íntimo do homem: refiro-me à luz do bem que vence o mal, do amor que supera o ódio, da vida que vence a morte. Natal faz pensar nesta luz interior, na luz divina, que nos volta a apresentar o anúncio da vitória definitiva do amor de Deus sobre o pecado e a morte. Por este motivo, na novena do santo Natal que estamos vivendo, há muitas e significativas referências à luz. Recorda-nos também a antífona cantada ao início de nosso encontro. O Salvador esperado pelos povos é saudado como «Astro nascente», a estrela que indica o caminho e guia os homens, andantes entre as escuridões e os perigos do mundo para a salvação prometida por Deus e realizada em Jesus Cristo. Ao preparar-nos a celebrar com alegria o nascimento do Salvador, em nossas famílias e em nossas comunidades eclesiais, enquanto uma certa cultura moderna e consumista tenta fazer desaparecer os símbolos cristãos da celebração do Natal, assomamos todos o compromisso de compreender o valor das tradições natalinas, que formam parte do patrimônio de nossa fé e de nossa cultura, para transmiti-las às novas gerações. Em particular, ao ver as ruas e praças de nossas cidades adornadas com luzes resplandecentes, recordamos que estas luzes evocam outra luz, invisível para nossos olhos, mas não para nosso coração. Ao contemplá-las, ao acender as velas das igrejas ou as luzes do presépio e da árvore de Natal em nossas casas, que nosso espírito se abra à verdadeira luz espiritual trazida a todos os homens e mulheres de boa vontade. O Deus conosco, nascido em Belém da Virgem Maria, é a Estrela de nossa vida! «Astro que surge, esplendor de luz eterna, sol de justiça: vem, ilumina quem jaz nas trevas e nas sombras da morte». Ao assumir esta invocação da liturgia de hoje, peçamos ao Senhor que apresse sua vinda gloriosa entre nós, em meio a todos os que sofrem, pois só nele podem encontrar resposta as autênticas expectativas do coração humano. Que este Astro de luz sem ocaso comunique-nos a força para seguir sempre o caminho da verdade, da justiça e do amor! Vivamos intensamente estes dias que precedem o Natal junto a Maria, a Virem do silêncio e da escuta. Que Ela, que ficou totalmente envolta pela luz do Espírito Santo, ajude-nos a compreender e a viver plenamente o mistério do Natal de Cristo. Com estes sentimentos, exortando-vos a manter viva a maravilha interior na fervorosa espera da celebração já próxima do nascimento do Senhor, desejo com alegria um santo e feliz Natal a todos vós, aqui presentes, a vossos familiares, a vossas comunidades e a vossos entes queridos."
(Bento XVI na audiência de Quarta feira no Vaticano)

2 Comments:

  • At quinta-feira, dezembro 22, 2005 3:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    eu quero ter esta luz dentro de mim e do meu coração mas não tou a conseguir, pk? eu estou atravessar uma crise sentimental com a minha namorada pk ea traiu me com o meu melhor amigo pk ele a seduziu... ela está arrependia pl k me fez e ja me pediu muitas desculpas e ja provou k não me keria magoar.. eu kero perdoa la pk a amo muito mesmo e o que sinto por ela nunca vai mudar mas estou ferido :( k me dizes?axas que devo perdoa la porque a amo muito?o meu coração diz me para perdoa la e ama la para sempre e axo k vou fazer isso porque amo a muito e o que mais quero é ser feliz com ela e não com outra...
    eu tb não sou perfeito pk tenho muitos erros mas o k me ensinam é amar e perdoar, além de saber compreender... tb ja felei com o gaijo e ele disse me que a culpa era dele e que ela nunca quis nada com ele... é o que da gostar de pessoas bonitas:) a minha namorada é linda mesmo e eu adoro a muito e quero que este impressio na la para ela ver o quanto estou apaixonado por ela... só não passo a noite com ela pk o pai não deixa mas do dia 31 para 1 vou passar a noite com ela, a namorar muito e fazerr trocas de amor :) estou mesmo apaixonado e é muito bom amar.. k nada deste mundo, as luzes do mundo, me façam deixar de amar e perdoar e como tu dizes k o bem venca sobre a mal, o amor sobre o odio.. vais para padre mas nunca deixes de amar.... abraço

     
  • At quinta-feira, dezembro 22, 2005 3:51:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    então pk k odiamos e nos afastamos daqueles k mais amamos se desejamos esta luz? eu tenho culpa pk sou muito orgulhosa e teimosa kd isto acntce e dp sofro.... k esta luz fique em mim e que torne este natal mais magico, lindo e me ajude sempre esta luz que tanto desejo...
    será que contigo é diferente?o que dizes ao amar alguém por muito que essa pessoa nos magoe?
    tamos no natal e temos que amar com td as forças do nosso coração pk só assim teri um natal verdadeiro.

     

Enviar um comentário

<< Home