Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Ecumenismo

Próxima quarta-feira termina este tempo de oração pela Unidade dos Cristãos. Todos somos chamados a tomar parte deste corpo Místico de Jesus Cristo e para tal devemos caminhar para a unidade, pois o corpo só é corpo com todos os sentidos e órgãos a trabalhar em unidade, em uníssono e em sintonia para um mesmo caminho que é Jesus Cristo.

Ao longo da historia os membros deste Corpo Místico foram-se separando pelos mais motivos, muitos dos quais com alguma razão pois a Igreja católica vivia em algum exagero, mas outros também sem razão alguma de ser. Eu não estou aqui para justificar nem condenar alguma verdade que possa estar escondida numa ou noutra crença, mas são dados históricos apenas o que aqui menciono. «Que todos sejam um», foi a oração de Jesus pela unidade da sua Igreja, de todos os seus discípulos. Esta oração continua a ter, infelizmente, uma grande actualidade, já que a Igreja «una» está dividida: católicos, ortodoxos, anglicanos, luteranos, e tantas outras confissões de irmãos, que têm o mesmo Pai, que receberam o mesmo baptismo, que encontram em Jesus o seu Senhor e Salvador, estão separados. Algumas separações já têm centenas de anos, com brechas muito grandes, com uma história de muitas feridas e muitas lutas. Importa, pois, rezar pela unidade. Precisamos de estar mais sensíveis ao tema da unidade e do ecumenismo, embora entre nós, ao contrário de outros países, o problema não se apresente tão grave, nem haja tantas cisões, tantas igrejas separadas.

O mundo precisa do testemunho da unidade dos cristãos. Aliás, o próprio Jesus nos disse: «Que todos sejam um para que o mundo acredite». E mais do que palavras e momentos e semanas destas, o que é mais necessário é o testemunho de cristãos e caminhar para a unidade com Jesus Cristo no centro.
Tradicional hino espiritual celta (Canto Irlandês do Século VIII)
Seja a minha visão, ó Senhor de meu coração,
Todo o resto não me é nada, somente tu existes
Tu és meu melhor pensamento dia e noite,
Acordado ou dormindo, tua presença é minha luz.

Seja minha sabedoria, seja minha verdadeira palavra
Eu sempre contigo e Tu sempre comigo, Senhor;
Tu meu Pai supremo, e eu teu verdadeiro filho;
Tu permanecerás em mim, e eu um contigo.

Eu não necessito de nenhuma riqueza, nem de vãos elogios humanos,
Tu és meu património todo o tempo de meus dias;
Tu, somente tu, o primeiro em meu coração,
Grande Rei dos céus, tu és meu tesouro!

Grande Rei dos céus, resplandecente sol do céu,
Conceda-me tuas alegrias depois da vitória;
Cristo do meu coração, seja o que vier,
Seja sempre minha visão, ó soberano do universo

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home