Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, janeiro 19, 2006

"Deus caritas est"

Finalmente, com todo o cuidado, precaução e formalismo característicos da Santa Sé, Bento XVI anunciou ontem o lançamento da sua primeira Encíclica para o dia 25 de Janeiro próximo – dia da conversão do Apostolo S. Paulo e que marca o fim do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos. Uma Encíclica é um documento pontifício dirigido aos Bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis.
A encíclica é usada pelo Papa para exercer o seu magistério ordinário. Trata de matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, doutrina social, etc. A matéria nela contida não é formalmente objecto de fé. Mas, a ela se deve o religioso obséquio do assentimento exterior e interior. O termo "epistola encyclica" parece que foi introduzido pelo Papa Bento XIV (1740-1758).
Esta primeira encíclica tem como título “Deus caritas est” (Deus é amor) que é como abre o primeiro paragrafo da carta. Não quero especular pois para especulações basta os meios de comunicação que já andam a falar na encíclica desde o inicio de Dezembro do ano anterior… Quando a ler comento.