Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Ele está onde dois ou três estão...

Cruz Celta



"Ele está onde dois ou três estão...
em Seu nome a rezar e a servir,
Ele está porque é a razão e o porquê
de uma vida que se faz acolhimento"




Ontem alguns jovens da nossa paróquia, na companhia do seu pároco, deslocaram-se até á Igreja Lusitana da Paróquia do Redentor no Porto. Vou ser sincero, mas faz-me alguma confusão distinguir o onde "começa" uma Igreja e onde "acaba" outra, explico: da Comissão Ecuménica do Porto fazem parte a Igreja Angelicana de St. James, Igreja Católica Romana, Igreja Evangélica Alemã do Porto, Igreja Evangélica Metodista do Portuguesa, Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica e a Igreja Ortodoxa - Patriarcado Ecuménico de Constantinopla e no meio de tantos membros deste corpo único que é Jesus Cristo podemos perceber que alguns são muito parecidos o que me leva a perceber também que dentro das próprias Igrejas que se separaram de Roma também há separações. Complicado entrar isto na minha cabeça e fazer-me explicar.
À frente... No meio disto tudo há que realçar beleza da celebração. Uma celebração simples marcada pela presença dos bispos das Igrejas já mencionadas e também de muitos irmãos leigos das várias Igrejas. Todos os presentes foram parte integrante da oração, não se limitavam na "estar" como muitas vezes o fazem nas nossas celebrações. O Evangelho foi cantado pelo Bispo da Igreja Ortodoxa (ele não deve conhecer os efeitos de uma pastilha de mebocaína para a voz ou então um calíce de vinho do Porto) mas foi interessante porque foi cantado em grego e sempre fpude de alguma forma colocar os meus escassos conhecimentos de grego biblico em práctica. Uma celebração rica onde as palavras ecoaram bem fundo no coração de cada irmão na fé em Jesus o Cristo, em que os gestos estavam presentes em cada um de nós, nos ritos, na oração no canto, na partilha.
O pastor da Igreja Metodista termina a sua meditação da Palavra de Deus com uma Velha benção Irlandesa lindissima e com uma profundidade que ao ouvir senti um arrepio na espinha:
"Que a estrada conduza ao teu encontro,
que o vento esteja sempre em tuas costas,
que a luz do sol aqueça a tua face,
que a chuva caia docemente sobre os teus campos,
e, até que nós nos reencontremos, que Deus te carregue sobre a palma de sua mão.
Amén."
Há momentos que têm que ser vividos porque as palavras são poucas para o dizer, nem mesmo com um simples "jogo de palavras" se pode falar do que vai na alma em determinados momentos.
Uma esperança senti que ainda vai ser nesta geração que o Corpo de Cristo vai ser um, um só para assim O glorificarmos em Espírito e Verdade e em UNIDADE.
Vamos todos reunir esforços e vontade para constuir a Cruz de Cristo - objecto da nossa salvação e da manifestação do grande Amor de Deus pelos seus filhos. Vamos construir Igreja, vamos ser Crstãos

4 Comments:

  • At quinta-feira, janeiro 26, 2006 1:02:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Realmente é como tu dizes,é dificíl descrever o que realmente lá se viveu.Senti que naquela diversidade de Igrejas eramos todos uma só.Jesus Cristo fez-nos estar todos juntos em oração e isso é que é importante.Outra aspecto,foi o número de pessoas presente.A Igreja estava cheinha.Tb não é muito grande e por isso se sentiu ainda mais a nossa união.Sentir que um irmão de outra Igreja estáva "colado" a nós.No fim tivemos oportunidade de confraternizar com os nossos irmãos num pequeno "lanche".Foi muito agradável.

     
  • At quinta-feira, janeiro 26, 2006 10:09:00 da tarde, Blogger Jorge Moreira said…

    Olá Nuno,
    Iria mais longe... O ecumenismo não acaba no Cristianismo, deve ir mais além, na diferença. Ele deve ser uno com as outras Religiões.
    O Deus é Uno. Os homens é que têm diferentes maneiras de O "adorar".

    Existe uma Igreja Católica, a Igreja Católica Liberal que tem um Cerimonial Belo, Profundo e Oculto. Um outro modo de Viver o Cristianismo...

    O momento deve ter sido uma maravilha. Não leves a mal as minhas palavras acima. Tem que se começar. O começo está aí. Parabéns!
    Grande Abraço,

     
  • At sexta-feira, janeiro 27, 2006 4:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    olá nuno!
    não importa o lugar mas sim pk k tamos todos juntos nakele sitio... e para estarmos em oração o lugar é o menos...
    Grande abraço!

     
  • At domingo, fevereiro 05, 2006 1:54:00 da tarde, Blogger Drosophila said…

    Sabes que nas culturas pagãs, a cruz significava os quatro pontos cardeais ou os quatro elementos da natureza. Com círculo, esta variação da cruz representa a divindade e imortalidade da natureza na cultura celta. Com a influência cristã, a cruz celta deixou de ter alguns significados pois as suas hastes foram estendidas para além do círculo.
    bjs

     

Enviar um comentário

<< Home