Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sábado, janeiro 14, 2006

Primeiro Encontro

Ontem á noite foi a primeira reunião do grupo de Jovens da nossa paróquia. O frio e a chuva podem não ter ajudado muito a que o grupo fosse mais numeroso, mas 18 elementos é um bom número e todos nós ficámos contentes com esta aderência. Um sonho concretizado - Um Grupo Paroquial de Jovens, em que há jovens dos diferentes centros de culto (Balteiro, S. Lourenço, Vila d'Este e da Igreja Matriz). Estámos a dar os primeiros passos, com algumas quedas mas é normal pois as "pernas" ainda são fracas para fazer caminho pela primeira vez onde tudo é novo para animadores e para os jovens. Mas não é por isso que desanimamos pois um trabalho deste alcance é assistido sempre por uma mão Paterna que tanto ama aqueles jovens que O procuram e querem caminhar a Seu lado um caminho de Verdade, Amor, Justiça e Paz.
A reunião foi na casa da D. Margarida, que ela cedeu para a Igreja (uma bem haja á D. Margarida pois assim a nosso grupo tem a sua sala), e com a presença do Padre Albino, foram benzidos os símbolos que pensámos para o grupo e para que cada um use e se mantenha dessa forma unido a cada um dos elementos do grupo. O símbolo é um TAU de madeira.
O TAU é uma cruz com a forma da letra grega TAU (T). Além de ser um símbolo Bíblico é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego, derivado dos Fenícios e correspondente ao "T" em Português.

O Tau, é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade, significam o encontro entre o Céu e a Terra. Divino e Humano.
Em 1215 o Papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente nesta reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores.
Significado do Tau
o Lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor.
o Sinal de penitência e conversão interior.
o Sinal de dor pelos pecados do mundo.
o Rumo a uma espiritualidade sadia.
o Recordação do nosso baptismo.
o Filhos de Deus.
o Sinal dos que sofrem.
o Sinal de Salvação

Ezequiel (9,4) que diz que os eleitos, os escolhidos serão marcados com o sinal do TAU: "Percorre a cidade, o centro de Jerusalém, e marca com uma cruz na fronte os que gemem e suspiram devido a grandes abominações que na cidade se cometem" e acrescenta: "O TAU é a última letra do alfabeto hebraico e a sua forma representa a cruz, exactamente tal e qual foi a cruz antes de nela ser fixada a placa com inscrição de Pilatos.
Simples e basicamente, o TAU representa a CRUZ.

Ao usar o TAU estamos a dizer q nos comprometemos a seguir um caminho de olhar fixo no Senhor Jesus única meta a alcançar.

Inocêncio III terminou sua homilia com "SEJAM OS CAMPEÕES DO TAU!"
Depois o encontro seguiu com um momento de oração de 15/20 minutos com ajuda de cânticos de Taizé e da Palavra de Deus. Penso que foi um momento forte e puro de oração da parte de todos porque o cântico repetido (tipo mantra) ajuda a elevar-nos de alguma forma.
A segunda parte da reunião foi mais practica pois era necessário escolher o nome do grupo, ficou Nahar (jovem em hebraico - foi votado democraticamente, mas havia outros...), falámos também nas actividades que vamos desenvolver ao longo do ano e do objectivo deste ano que é fazer uma experiência de uma semana em Taizé, uma aldeia no sul de França quase a fazer fronteira com a Suiça. Aliás o nosso "lema" é "Sidney passando por Taizé". Podem ser voos altos mas com trabalho e com a co-responsabilidade de toda a comunidade de Vilar de Andorinho, vamos conseguir os nossos objectivos.
Sexta feira estamos outra vez a beber um chazinho no final da reunião certo? ;)

3 Comments:

  • At sábado, janeiro 14, 2006 3:27:00 da tarde, Blogger @ said…

    foi bom o momento de ontem, foi animador ver no rosto dos jovens a alegria do Encontro e a vontade de estarem juntos, também com Ele.
    Obrigada pela explicação breve do Tau. Tal como sabias ou outros já to tinham alertado, eu iria ficar um pouco surpresa com o facto de oferecerem Taus, uma vez que conheces que esta cruz tem um sentido especial e acrescido ao significado da Cruz de Cristo (esta sim símbolo do cristão na sua beleza e simplicidade). Não se escolhe um Tau "porque sim, ou porque é uma cruz bonita ou diferente"! Ou como diziam os jovens quando as receberam ontem: ""Eu já tenho dessas! deram-me na festa da vida!". Isto doeu-me, porque o meu primeiro Tau foi-me dado numa espécie de Investidura, como prova de confiança da comunidade de irmãos, pelo meu compromisso com Cristo e com Francisco, na minha caminhada. É um voto de confiança. É um momento solene e de grande emoção. É um símbolo que nos remete para a humanidade e divindade da Cruz redentora de Cristo, na simplicidade de pensamento e sentimento de Francisco de Assis. O jovem que é cristão tomando como avaliação da vida o olhar franciscano para amar Cristo acolhe o Tau como benção deste Cristo que nos convida a Segui-lo. Toda a simbologia e história que o Tau encerra, faz-nos querer sempre mais da vida para alcançar Cristo e para respeitar humildemente aquele Outro que no-lo oferece.Todos os Taus que recebas deveriam ser passados em momentos especiais e por companheiros de caminhada. Os "franciscanos" não são detentores do "Tau", mas provavelmente acolhem-no na sua totalidade (não só cruz, mas a corda que o envolve, a cor castanha do fio, os 3 nós - que tudo isto tem simbologia e sentido) como especial ícone de respeito e com entendimento próprio que o aprofundamento da fé nesta filosofia de vida,lhes exige.
    E este sentido julgo que ontem para os jovens receber aquela cruz ou outra (como poderia ter sido a de Taizé que também o seu sentido)foi quase indiferente - não lhes deram o devido valor.
    Mas haverá concerteza oportunidades de lhes passar algumas ideias e sentimentos.
    Entendes agora manito, porque às vezes fico perplexa como é que se dão estes símbolos assim... como se fosse "igual ao litro"...
    Desculpa o sentimento...

     
  • At sábado, janeiro 14, 2006 3:29:00 da tarde, Blogger @ said…

    e lá estaremos sexta-feira! Ao encontro de Jesus, os Nahar em oração com os Yadahs! lindo!! :)

     
  • At domingo, janeiro 15, 2006 1:57:00 da tarde, Blogger Jorge Moreira said…

    Fico muito feliz por saber que um Grupo de Jovens da paróquia foi criado. Tenho imensas boas recordações do Grupo que existiu há anos, ao qual tive o enorme prazer de fazer parte.

    Relativamente ao TAU, é realmente um símbolo excelente. Posso tentar completar mais um pouco, pois existe muito sobre este símbolo.
    Tau, letra “quadrada” hebraica, foi séculos antes a “cruz ansata” o “ankh” dos egípcios. Formada pelo Tau normal encimada com um círculo. Era o símbolo da salvação e da consagração. A Cruz da Vida, da imortalidade, da eternidade, onde se destaca o Plano espiritual representado pelo circulo (a unidade e o absoluto) e o Plano material, representado pelo quadrado inferior (quaternário perecível do homem). Por isso, esta Cruz ainda é hoje utilizada, em muitos Rituais e Cerimoniais religiosos.
    O ankh era a muleta de Santo António (não o de Lisboa) e a cruz de São Filipe.
    O Tau era também usado por algumas civilizações pré-colombianas, fenícia, pelos hindus, etc.
    Tau significa também “sendeiro” “não entraste no Tau, o Sendeiro que conduz ao conhecimento” – in a “Voz do Silencio” de Blavatky – tadução de Fernando Pessoa .
    O Tau ou Tat é ainda entre muitas mais coisas, a conjugação e intercepção da vertical com a horizontal, e mais uma que não se vê (do Nadir ao Zénite). O ponto, as direcções, uma espécie de Templo microcósmico representando o macro. É a nossa conduta, de verticalidade perante os outros seres, e a nossa postura nivelada pela vida.

    Desejo boa sorte ao Grupo.
    Grande Abraço,
    Jorge Moreira.

     

Enviar um comentário

<< Home