Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Fim de exames - Omnia vincit amor

(Tirada por Nuno Monteiro)

Bem, não vim aqui para falar deste tempo de exames que deita qualquer aluno abaixo. Mais uma temporada que passou... Bem ou mal passou, o resultado a próxima semana no-lo dirá.

Hoje para descansar um pouco deste tempo atribulado e a conselho do meu grande amigo, peguei na Encíclica que o Papa Bento XVI escreveu e fui para o meu "refúgio" a praia ler um texto profundo, ao som do canto alegre das gaivotas, aquecido pelos raios de um sol que se avizinha primaveril, com a imensidão do mar azul a tocar o azul do céu. Já dizia o filósofo Bento de Espinosa que este mundo é o melhor dos mundos possivéis.
Ainda não terminei de ler a Carta Enciclica "Deus Caritas Est", mas vou deixar aqui alguns apontamentos:

"Deus é amor, e quem permanece no
amor permanece em Deus e Deus nele."


O amor de Deus por nós coloca questões decisivas sobre quem é Deus e quem somos nós.
O termo amor tornou-se uma das palavras mais usadas e mesmo abusadas o qual tem significados diversos hoje em dia.
Há que diferenciar o eros do ágape. Nietzsche afirma que o Cristianismo teria dado veneno a beber ao eros, que embora não tivesse morrido, teria degenerado em vício. Mas será que o Cristianismo destruiu verdadeiramente o eros? Os gregos tal como outras culturas, viram no eros o inebriamento, a subjugação da razão por parte duma "loucura divina".
Se o ser humano aspira a ser somente espírito e quer rejeitar a carne como herança apenas animalesca, então espírito e corpo perdem a sua dignidade. Nem o espírito nem o corpo amam sozinhos: é o ser humano, a pessoa, que ama como criatura unitária, de quem fazem parte o corpo e a alma. Só quando se fundem verdadeiramente numa unidade, é que o ser humano se torna plenamente ele próprio e que o amor (o eros) pode amadurecer até à sua verdadeira grandeza. O eros degradado a puro "sexo", torna-se mercadoria, uma simples "coisa" que se pode comprar e vender, torna o próprio ser humano uma mercadoria.
Prometo que vou apontando aqui momentos de reflexão sobre este tema que Bento XVI abordou.

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home