Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

segunda-feira, março 13, 2006

Lectio do salmo do II Domingo da Quaresma

Salmo 115 (116)

Confiei no Senhor, mesmo quando disse:
«Sou um homem de todo infeliz».
É preciosa aos olhos do Senhor
a morte dos seus fiéis.

Senhor, sou vosso servo, filho da vossa serva:
quebrastes as minhas cadeias.
Oferecer-Vos-ei um sacrifício de louvor,
invocando, Senhor, o vosso nome.

Cumprirei as minhas promessas ao Senhor
na presença de todo o povo,
nos átrios da casa do Senhor,
dentro dos teus muros, Jerusalém.



Que é o homem sem a presença de Deus? Muitas vezes não o sentimos e a lógica do mundo leva a homem a um vazio que se torna em infelicidade. Contudo aquele que pões toda a confiança em Deus, o seu Senhor, garante a sua felicidade. Um sacrifício e hinos de louvor ao nome do Senor para lhe agradecer tudo quanto fez por mim. Um sacrifício de louvor e acção de graças mas um sacrifício que é entrega de mim mesmo. Não é o incenso ou holocaustos mas a oferenda de mim próprio ao Senhor nos átrios da casa do Senhor que é o seu povo

1 Comments:

  • At segunda-feira, março 13, 2006 9:25:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O salmo deste domingo é todo ele de acção de graças, de louvor e exprime a oração de um doente que depois de ter tomado consciência e visto que é falsa toda a segurança que dos homens, volta o seu olhar para Deus e faz um acto de fé, deixa-se confiar nas mãos de Deus. Ora, este salmo também foi rezado por Jesus no final da última ceia e pode ser lido à luz da Páscoa porque nós ao rezarmos agradecemos o dom da vida, da saúde que brota do mistério pascal em que a morte foi vencida poela vida que é Jesus Cristo. Assim, amanhã também eu desejo elevar o cálice da salvação e invocar o nome do Senhor agradecendo tudo quanto Ele tem feito por mim e pedir que me ajude a abrir meu coração a Ele, ao Seu amor e à sua misericórdia, a não fechar-me às seguranças e comodidades que o mundo oferece e que só me afasta de Deus; a ter esta atitude do salmista, ou seja, de confiar toda a minha vida a Deus porque Ele ao contrário dos homens não nos engana porque Ele ama-nos.

    abraço

     

Enviar um comentário

<< Home