Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, junho 29, 2006

Pentateuco



E cá estou eu a fazer uma pequena pausa do estudo do Pentateuco, o exame é já amanhã...

Mas afinal que é isto que me ocupou um semestre de aulas???

Este nome grego significa "cinco rolos", ou livros, e inclui Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio. A autoria do PENTATEUCO, tradicionalmente considerado como Lei de Moisés, foi atribuída a este grande líder do povo hebreu tanto pelo judaísmo como pelo cristianismo antigos. Hoje, sabe-se que nenhum destes livros se pode atribuir a um único autor e menos ainda a Moisés, pois todos tiveram uma história literária complexa.

Segundo alguns estudiosos, o texto actual deste conjunto resultaria de uma história literária anterior, a que chamam "fontes" ou "documentos" conhecidos com o nome de Javista (J), Eloísta (E), Sacerdotal (P) e Deuteronomista (D).

De qualquer modo, o PENTATEUCO não foi escrito de uma só vez nem é obra de um único escritor. Foi escrito a partir de tradições orais e escritas que se foram juntando progressivamente e formando unidades maiores ao longo da história. A junção de todo o material só se deu na época pós-exílica, altura em que se pode falar da redacção final do PENTATEUCO. Certamente que o período à volta do Exílio influenciou a leitura de todo esse património histórico e religioso; mas, as tradições e outros materiais podem ser bastante antigos e manter, na sua forma final, os traços dessa antiguidade.

Para os curisos que queiram saber mais sobre o assunto podem consultar o livro do Padre António Couto (meu professor e um dos maiores Biblistas) "O PENTATEUCO" (Vol. 13) - 2ª Edição da Universidade Católica. Vale a pena e encontra-se em qualquer livraria...

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home