Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, julho 13, 2006

No silêncio


Ainda se sentia o cheiro das rosas que adorvanam as imagens do Patriarca, os claustros ainda cantavam os hinos e os salmos em louvor de S. Bento de Núrsia. Cheguei ao Mosteiro de Singeverga antes da oração da Hora intermédia. Ainda deu tempo para caminhar um pouco pela mata e por a conversa em dia. Toca o sino e lá vou eu para coro para cantarmos os salmos da Hora Intermédia.
O almoço (sardinha assada lol), foi como em todas as situações em que recebem hospedes em casa, a mesa dos hóspedes fica no centro e no final da refeição todos se levantam e esperam que os hóspedes saim... Isto não é acolher o próprio Cristo como diz a Regra de S. Bento, mas é expor o hóspede ( estou a brincar claro).
Depois do almoço fui tomar café com o irmão Bento e um sobrinho que estava lá de visita. Durante o café e claro que não podia faltar o Licor de Singeverga, tivemos uma conversa muito interessante de cariz teológico/religioso.
Hoje conheci a Citânia de Sanfins e também o mosteiro de Bande das Irmãs Carmelitas ( que de clausura não têm nada).
Acabamos o passeio no mosteiro de Santa Escolástica em Roriz. As irmãs que falaram conosco tanto num mosteiro como noutro, irradiam uma felicidade e um sorriso quase que sobrenatural.
O dia acabou com o Canto de Vesperas, num ritmo que me elevou e fez-me bater de outra forma. Da leitura breve de vesperas ficou-me a última frase"Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós"
Um dia bem passado, em locais tocados e com uma companhia tocada e escolhida por Deus

4 Comments:

  • At quinta-feira, julho 13, 2006 9:31:00 da tarde, Blogger @ said…

    vou entregar-Lhe as minhas preocupações...

     
  • At quinta-feira, julho 13, 2006 10:13:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Muito me alegra que tenhas gostado deste dia. Foi para mim muito especial. Foi muito bom acolher-te na nossa casa que sabes que tem as portas abertas para quando precisares do dito "silêncio".
    O relato está mesmo muito bem... esqueceste-te da parte em que fomos lanchar!!! lol
    Obrigado por estares comigo e partilhares da mesma sede d'Aquele que se dá sem medida e está de braços abertos para nos acarinhar como BOM Pai.
    Não sei se fui boa companhia... mas na minha qualidade de anfitreão acho que não estive nada mal!
    Continuarei a rezar contigo.
    Abraço de Paz e a bênção do Santo Patriarca do Ocidente!

     
  • At quinta-feira, julho 13, 2006 10:17:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Tratar os hóspedes como se fossem o próprio Cristo não é expô-los, compreendeste mal...
    Mas sim, dar-lhes a primazia que merecem na condição de Filhos de Deus.
    Quando o hóspede tem o primeiro lugar é pelo respeito que se deve aqueles que vêm até nós e que não são mais do que rostos vivos de Cristo.
    Abraço!

     
  • At sexta-feira, julho 14, 2006 10:22:00 da manhã, Blogger Aida Melo said…

    Olá Nahar!
    Há algum tempo que não passava por cá... e saber que estiveste aqui tão perto!
    Ainda bem que gostaste. O Pedro, lá do Levantai-vos, vai ficar contente de saber que estiveste na citânia... é que ele tem uma paixão por aquilo que nem te passa.
    Abraço amigo!
    Continuação de boas férias

     

Enviar um comentário

<< Home