Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

terça-feira, maio 01, 2007

Mês de Maria

(Tirada por Nuno M.)

O mês de Maio, entre nós, portugueses, é popularmente conhecido, no ambiente cristão, como o «mês de Maria». Esta prática devocional remonta ao século XVI, mas é, sobretudo, a partir do século XVIII que ela mais se desenvolve. Trata-se de uma devoção mariana, sem grande relação, em si mesma, com a Liturgia dos mistérios cristãos, desenvolvida no mundo ocidental. Na prática cristã oriental, também existem meses marianos, mas mais enquadrados na própria Liturgia. Recordemos, a título de exemplo, o mês de Agosto, no rito bizantino, todo ele à volta da solenidade da Assunção de Maria; recordemos ainda o «mês mariano» do rito copta, que abrange todo o período natalício. Temos um mês, dedicado, popularmente, a Maria. Importa valorizá-lo como prática devocional, enriquecendo-o com elementos bíblicos e litúrgicos e enquadrando-o no tempo pascal em que ele se situa. Na devoção a Nossa Senhora praticada durante o Mês de Maria, teve sempre grande incremento, entre nós, a recitação do Terço. Mas, depois das Aparições da Virgem do Rosário, em Fátima, esta devoção, que já era praticada nas comunidades paroquiais e, sobretudo, nas famílias, recebeu um grande incremento na prática devocional das nossas gentes.

Maria é para todos os cristãos um modelo e exemplo de mãe e ser humano. Na sua confiança e entrega vemos o exemplo do que deveria ser a nossa relação com Deus e com os outros. Desde o ventre materno, Maria estava a ser preparada para ser a Mãe do Salvador, para receber no seu ventre o verbo de Deus encarnado naquele que foi o primeiro sacrário na terra que recebeu "Jesus escondido". Uma jovem que poderia ter uma vida normal, igual á de outras jovens no seu tempo, viu-se perante uma grande missão, destinada desde o Seu nascimento. Maria a primeira das mulheres teve o direito de ser preservada de toda a mácula e mancha de pecado, foi ela a escolhida de Deus, foi por ela que Deus se enamorou e escolheu e chamou para ser a Mãe do verdadeiro Deus uno e trino. Foi o Espírito de Deus que cobriu Maria com a Sua sombra para que Maria pudesse ser a mãe do próprio Deus que é Pai. Somente pela razão humana nunca alcançaremos resposta alguma daí resta-nos pois a Fé que responde ás nossas questões relacionais entre o homem e Deus. Sempre cheia de alegria e gratidão cantava e louvava o Senhor: “A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador!”. Também Ela, uma simples jovem, entrou activamente no projecto de salvação de Deus para com toda a humanidade, pois foi nela e por ela que o verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós. O verbo que desde o inicio estava connosco, o próprio Deus. Maria não temeu pois o mensageiro de Deus disse alegra-te, confia, pois o Senhor está contigo. Sim o Senhor olhou para Maria e fez do seu seio uma tenda, uma habitação para gerar uma nova vida; a arca da Nova Aliança, aliança nova e definitiva que Deus manifesta ao Homem na loucura da Cruz.

Tal como Maria estava presente quando os apóstolos receberam o Espírito de Jesus, continua presente hoje também em cada um de nós, no nosso dia a dia, para nos ensinar a amar e servir o Seu Filho Jesus Cristo. Ela tem a missão de nos acompanhar na nova e definitiva etapa da história da salvação. Como boa e exemplar mãe que foi, saberá também cumprir a sua missão e ensinar á Igreja a sua dimensão maternal que se estende a toda a humanidade.

O papel de Maria em relação à Igreja é inseparável da sua união a Cristo e dela decorre directamente. «Esta associação de Maria com o Filho, na obra da salvação, manifesta-se desde a concepção virginal de Cristo até à sua morte» (LG 57). Mas é particularmente manifesta na hora da sua Paixão: «Assim avançou a Virgem pelo caminho da fé, mantendo-se fielmente a união com o seu Filho até à Cruz. Junto desta esteve, não sem desígnio de Deus, padecendo com o seu Filho único, e associando-se, com coração de mãe, ao seu sacrifício, consentindo com amor na imolação da vítima que d'Ela nascera; finalmente, Jesus Cristo, agonizante na Cruz, deu-a por Mãe ao seu discípulo, com estas palavras: "Mulher, eis aí o teu filho" (Jo 19, 26-27)» (LG 58). Maria é dada por seu Filho, já na cruz, à guarda de um dos apóstolos, ao discípulo amado, S. João e assim á Igreja apostólica. Aqui nasce a maternidade espiritual de Maria por cada homem e mulher que a ela é confiado por seu Filho Jesus Cristo. Em João, o Senhor dava Maria a todos como Mãe, em sentido messiânico sobrenatural, ou seja, num sentido que não se esgota no seu sentido directo, natural ou literal, mas encerra um significado transcendente e, além do mais, dizem respeito a todos os homens: transcendência e universalidade.

O teólogo Hans Urs Von Balthasar fala de um caminho curto e mais seguro para nos levar à intimidade com Cristo e este caminho passa pela veneração de Maria. Aqui é necessário não confundir adoração que só a Deus é devida e veneração. Portanto Maria é apenas uma caminho para chegar ao Cristo Salvador e nunca poderá ser entendida como a meta a atingir. Ela apenas nos diz como fazer “Fazei o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

11 Comments:

  • At terça-feira, maio 01, 2007 11:53:00 da tarde, Blogger Elsa Sequeira said…

    Maninho!
    Que a Mãe rogue por nós!

    beijinhos!

    Ps - Tens uma coisita para ti no meu blog...mas tens que a descobrir...

     
  • At quarta-feira, maio 02, 2007 10:37:00 da manhã, Blogger sedente said…

    Tudo por Jesus, nada sem Maria.
    Bom mês de Maio.
    abrç+

     
  • At quarta-feira, maio 02, 2007 10:35:00 da tarde, Blogger zezezinho said…

    Mãe ouve-me!
    Minha prece é um grito na noite...
    Mãe vale-me!
    Nesta noite da minha juventude...
    Mãe, salva-me!
    Mil perigos me assaltam na vida...
    Mãe enche-me
    De esperança , de amor e de fé.
    Mãe guia-me!
    Pois nas sombras não vejo o caminho!
    Mãe leva-me,
    Que a teu lado, feliz, cantarei!

    Mãe – uma flor...
    Uma flor com espinhos é bela!
    Mãe - um amor...
    Um amor é feliz ao nascer!
    Mãe, a sorrir...
    Mesmo quando se chora na alma.
    Mãe construir...
    Mesmo quando se volta a cair!
    Mãe, não sou mais
    Que o desejo e a carne que lutam.
    Mãe, sou só teu:
    Em teus braços me quero abrigar.

    Que com Maria caminhemos, mais além,caminhemos ao encontro de Jesus.
    Maria ensina-nos o caminho do amor, mostra-nos o que é amar.
    Que ela esteja sempre contigo, que te segure na mão quando mais precisares, nunca estás só, nunca a sempre aquele amor de mãe que te acolherá em seu regaço.
    Abraço forte meu amigo

     
  • At quinta-feira, maio 03, 2007 10:40:00 da tarde, Blogger No Coração de Deus said…

    Rezo Por Ti e contigo:
    "Avé Maria..."

    aquele abraço, como sempre...no coração de Deus.

     
  • At sábado, maio 05, 2007 2:03:00 da tarde, Blogger 123 said…

    tio nahar
    vai ao meu blog
    tenho uma ocisa pa ti
    gosot muito de ti, tio.

     
  • At sábado, maio 05, 2007 11:11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Este é um mês muito especial para os portugueses que têm grande ternura por Maria. Maria é nossa Mãe. Ela é a Mãe de todas as mães.

     
  • At segunda-feira, maio 07, 2007 12:02:00 da tarde, Blogger Paulo said…

    “Tem a certeza de que Eu sou a perfeita e perpétua Virgem Maria, Mãe do Deus Verdadeiro... aqui Eu mostrarei e oferecerei todo o meu amor, minha compaixão, meu auxílio e proteção ao povo. Sou vossa Mãe misericordiosa, a Mãe de todos os que me amam, daqueles que me invocam, dos que confiam em mim. Aqui ouvirei vossos lamentos e tristezas... vossas necessidades e infortúnios...”

     
  • At quarta-feira, maio 09, 2007 7:21:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    AMÉM!
    Sem dúvida, MARIA É A ENVIADA DA MISERICÓRDIA DIVINA para a humanidade!
    Que MARIA esteja sempre contigo.
    PAZ.

     
  • At quarta-feira, maio 09, 2007 7:22:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    AMÉM!
    Sem dúvida, MARIA É A ENVIADA DA MISERICÓRDIA DIVINA para a humanidade!
    Que MARIA esteja sempre contigo.
    PAZ.

     
  • At domingo, maio 13, 2007 2:00:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Desculpa Mãe
    Padre Zezinho

    Composição: Padre Zezinho

    Desculpa-me depois de tanto tempo
    Por que te machuquei aquela vez
    Desculpa-me por tantos contratempos
    Que a minha rebeldia te causou

    Desculpa, minha mãe
    Por não ter dito um Deus te pague
    Desculpa minha mãe por não saber te agradecer
    Desculpa pelas faltas de respeito
    Desculpa este teu filho que cresceu

    Eu lembro aquela sopa no vestido
    E aquela colherada no nariz
    Eu lembro aquele tombo na calçada
    E aquela acusação tão infeliz

    Desculpa-me mamãe por te tentar fazer de boba
    Que bobo que era eu quando tentei de enganar
    Desculpa-me por tantos descaminhos
    Desculpa este teu filho que cresceu.

    O tempo caminhou depressa
    E apesar dos meus defeitos acabei virando alguém
    Teu coração não tinha pressa
    Sabia que eu iria me encontrar

    Agora que eu me achei procuro a mãe que eu tive
    Pra dar-lhe um beijo agradecido e atrasado mas feliz
    Desculpa-me mamãe pela demora imensa
    Leva-se uma vida pra entender o que é ter mãe ...

     
  • At terça-feira, maio 15, 2007 6:35:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    onde é k ja li isto???
    hum,...
    (",)
    abraço

     

Enviar um comentário

<< Home