Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

segunda-feira, maio 07, 2007

Peregrinos de...(apontamentos soltos)

(Tirada por Nuno M.)

Apontamentos soltos que fui juntando esta semana. Pode não apresentar muito sentido mas transcrevo na mesma ordem como fui «rabiscando» no papel esta semana...




A fé move montanhas, é certo e sabido que aquele e aquela que crê, sempre alcança ou então consegue dar novo sentido à sua vida. Mas qual o motivo de tão grande movimento rumo à «Montanha»?

Pelas ruas da cidade do Porto e de Gaia, grupos de peregrinos passam com o seu passo ritmado com as contas de um rosário. As cidades enchem-se de grupos que pontualmente vão caminhando e deixando para trás um pequeno grande testemunho. Cantam, rezam, caminham, fazem sacrifício, e tudo isto porquê? Como pode uma sociedade que volta as costas a tudo, ao sacrifício, à dor, à emoção, à fé, entender toda esta envolvência numa caminhada/apelo feito por uma Senhora mais branca que o sol que apareceu a três crianças em 1917 na Cova da Iria.

Muitas serão as razões pessoais para a peregrinação. Cada um sabe o que o move, quais as motivações que o levam numa caminhada destas. Agradecer? Pedir? Mero exercício espiritual? Por desporto? Todas as razões são válidas se tivermos conta a essência e a maravilha de uma mensagem que em nada vem completar o Evangelho, mas que vem chamar a atenção dos valores do Evangelho para os nossos tempos. Não é apenas a figura de Maria que deve mover tantas massas, mas a figura do Filho Salvador. Maria é apenas veículo para chegar ao Pai. Mensageira, volta a obedecer à voz de Deus que a manda anunciar uma mensagem a três crianças numa aldeia de Portugal. Deus faz-se presente na figura da mãe. O próprio Jesus na cruz entregou a humanidade inteira na pessoa de João. Maria tem assim o seu papel de educar na fé os seus filhos, apontar-lhes os valores do Evangelho esquecidos por vezes.

3 Comments:

  • At quarta-feira, maio 09, 2007 3:43:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Caro Nuno.
    Sobre MARIA.
    O que dizer da fé? Só sentindo...
    Mas o que falar de persistência? Esta, só vivendo. Falo por mim, foram 25 anos de espera, no final já não acreditava e duvidava da própria igreja.Resolvi não pedir mais nada, mas somente MISERICÓRDIA. Durante um ano fiz O terço da Misericórdia Divina , FÉ? Não. Só um véu de esperança ( não tinha opção) ,uma semana antes de completar 1 ano,fui tomada por um súbito sono, em fração de segundos, fui arrebatada ,isto. Senti meu espírito arrebatado ,e levado p/ um local conhecido , lugar que tem um lago e muitas árvores ; E então lá esta ELA toda de branco ,com uma faixa azul ,Seu véu era como se fosse seus cabelos ,sua pele era de um branco indescritivel , e estava envolta em nuvens , suspensa no ar.
    todo o local estava tomado por uma névoa , e nas suas mão havia um rosário. ELA enclinou-se suavemente e me falou: Vou te ajudar , mas vc tem que rezar o terço. Eu respondi asperamente ,mas eu estou rezando o terço da misericódia!!! Nesse momento voltei ao corpo subitamente
    que cheguei a sentir o impacto.Palavra eu não estava dormindo,ouvi a minha voz , ainda pedindo misericórdia.
    O SUSTO FOI GRANDE! Imediatamente rezei o terço , pedí perdão por ter respondido daquela forma.....
    E hoje faz um mes que eu ví a SENHORA DE BRANCO C/ A FAIXA AZUL,
    ELA ,tenho certeza é a resposta da MISERICÓDIA DIVINA.Sempre que rezo , sinto a presença DELA , e ao terminar , as vezes sinto cheiro de rosas por toda a casa.
    Só contei p/ minha filha; e hoje conto p/ você, esta VERDADE , uma forma de te dizer: CONTINUE ASSIM! O MUNDO PRECISA DE JOVENS COMO VOCÊ! E que bater na porta continamente, mesmo sem acreditar muito, DEUS ESTÁ TE OUVINDO!
    Portanto , o que leva estes peregrinos a continuarem e contunuarem.... Não é só a fé ,mas o ESPÍRITO DE DEUS ,dizendo CONTINUEM! CONTINUEM! FORÇA ! CORAGEM! CONTINUEM....
    NÓS SOMOS DE DEUS!

     
  • At quinta-feira, maio 10, 2007 4:52:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Nuno, adoro as tuas fotografias!

    Nunca devemos esquecer esta figura maternal que nos ensina a contemplar o rosto de
    Jesus, mais e mais...

    " Sous ta Miséricorde nous trouvons refuge Sainte Mére de Dieu"

    A paz contigo.

     
  • At segunda-feira, maio 14, 2007 12:32:00 da manhã, Blogger Elsa Sequeira said…

    Maninho!!!

    Adorei oas teus "apontamentos soltos", adorei ter estado contigo hoje na Cova da Iria...acredita que também hoje pedi á Mãe por ti!!!

    beijinhos no tei coração lindo!!!

    :)

     

Enviar um comentário

<< Home