Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, outubro 21, 2007

Todas as Igrejas para o mundo inteiro...







«Queridos irmãos e irmãs, o mandato missionário confiado por Cristo aos Apóstolos diz respeito verdadeiramente a todos nós. O Dia Missionário Mundial seja, portanto, ocasião propícia para dele tomar mais profunda consciência e para juntos elaborar itinerários espirituais e formativos apropriados, que favoreçam a cooperação entre as Igrejas e a preparação de novos missionários, para a difusão do Evangelho neste nosso tempo. Contudo não esqueçamos que o primeiro e prioritário contributo, que somos chamados a oferecer à acção missionária da Igreja, é a oração. "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos diz o Senhor. Pedi, portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe" (Lc 10, 2). "Em primeiro lugar - escrevia há cinquenta anos o Papa Pio XII de venerada memória - rezai pois, Veneráveis Irmãos, rezai mais. Recordai-vos das imensas necessidades espirituais de tantos povos ainda tão distantes da verdadeira fé ou privados de socorros para perseverar nela". E exortava a multiplicar as Missas celebradas pelas Missões, observando que "isso responde ao desejo do Senhor, que ama a sua Igreja e a quer extensa e florescente em todos os ângulos da terra."



Ontem à noite mais uma vez teve lugar o momento de oração mensal promovido pelo Momento Yadah (um grupo de 8 jovens que anima mensalmente um momento de oração nos vários centros da paróquia). Este momento de oração teve como objectivo a união a muitas outras Igrejas que ontem a noite e hoje celebram o dia mundial das missões.
A oração pretende ser sempre um momento dinâmico e com gestos, simbolos e palavras que falem o que se está a viver e a sentir. Palavras todos as dizem e voam no ar, necessitamos de alguma coisa mais além das palavras, alguma coisa que complemente e nos faça apreender de forma mais eficaz a mensagem a passar.
Partindo do tema da mensagem do Santo Padre Bento XVI "Todas as Igrejas para o mundo inteiro" fizemos algumas dinâmicas que podem olhar nas fotografias.
Hoje ouvindo as leituras, ficou-me gravada a imagem de Móises de braços ao alto e assim o povo de Israel ganhava a batalha a Amalec. Ficou-me gravada essa imagem porquê? Porque é, ou deveria ser essa a nossa disposição e atitude, de braços levantados ao ar perante o Senhor das nossas vidas, perante Deus Pai...

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home