Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, julho 03, 2008

Beato Nuno de Santa Maria

O Papa Bento XVI autorizou esta quinta-feira a Congregação para as Causas dos Santos promulgar os decretos que reconhecem um milagre e as virtudes heróicas do beato português Nuno Álvares Pereira.
Com isso, abriram-se as portas à canonização do leigo, general, e depois professo na Ordem do Carmo, que viveu de 1360 a 1431, e foi beatificado pelo Papa Bento XV em 1918.
Segundo informa Agência Ecclesia, a cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus, uma sexagenária natural de Vila Franca de Xira, que havia sofrido lesões no olho esquerdo em conseqüência de queimadura.
A cura de Guilhermina de Jesus, depois de ter pedido a intervenção do beato, foi observada por diversos médicos em Portugal e foi analisada por uma equipe de cinco médicos e teólogos em Roma, que a consideraram milagrosa.
Nuno Álvares Pereira, também conhecido como o Santo Condestável ou Beato Nuno de Santa Maria, nasceu no dia 24 de junho de 1360, no Castelo do Bonjardim.
Casou-se em 1377 com Leonor de Alvim. Do casamento nasceu uma filha: Dona Beatriz Pereira de Alvim.
Vendo ameaçada a independência de Portugal perante Castela, aceita o convite de João, o Mestre de Avis, de ser Regedor e Defensor do Reino.
Após vencer várias batalhas (entre elas a célebre de Aljubarrota, recordada por Camões nos Lusíadas, quando supera um exército castelhano cinco vezes maior), e já viúvo, inicia a construção do Convento do Carmo, em Lisboa.
Em 1422 partilha seus bens e torna-se leigo professo carmelita. Toma o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Permanece no Convento do Carmo até a morte, ocorrida em 1431, aos 71 anos.