Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sábado, julho 25, 2009

Festa de S. Tiago



O nome Santiago é tradução de Iákobos, uma tradução grega do nome do célebre patriarca Jacob.

Os evangelhos narram como São Tiago Maior, irmão de João, foi um dos três discípulos que tiveram o privilégio de assistir a transfiguração de Jesus. Também acompanhou Jesus durante a sua agonia no horto do Getsemani.
São Tiago foi o primeiro apóstolo a ser martirizado, segundo narra São Lucas nos Actos dos Apóstolos.

O Papa Bento XVI na audiência de 21 de julho de 2006 assegurou que São Tiago Maior tem muito a ensinar aos homens de hoje: “a prontidão para acolher o chamado do Senhor inclusive quando nos pede que deixemos a “barca” de nossas seguranças humanas, o entusiasmo ao segui-lo pelos caminhos que ele nos assinala mais além de nossa presunção ilusória, a disponibilidade para dar testemunho dele com coragem, se fosse necessário até o sacrifício supremo da vida”.

Segundo a tradição, os restos de São Tiago, morto na Palestina no início dos anos 40 D.C. pelo rei Herodes Agripa, foram imediatamente levados para a Espanha onde, ao que parece, havia realizado a sua missão evangelizadora.

O seu túmulo foi descoberto num bosque no ano 800 por um ermitão chamado Pelayo, num lugar denominado Campus Stella, de onde deriva o nome Compostela.

Alguns estudos arqueológicos realizados durante o século XX descobriram um mausoléu dentro de uma necrópole cristã, romana e germânica, entre os séculos I e VII. Estes dados encaixaram com a tradição da descoberta do túmulo do apóstolo. Ali se construiu a primeira igreja dedicada em sua honra que dá lugar à actual catedral.
Entre os séculos X e XI aconteceu o apogeu das peregrinações a Santiago de Compostela por diferentes caminhos: o mais conhecido é o francês o qual chega a Espanha através dos caminhos de Roncesvalles e Jaca e logo passa por terras de Navarra, Aragón, La Rioja, Castilla e León para atravessar a Galícia e chegar a Santiago.

Nas rotas foram sendo construídos albergues e hospitais para os peregrinos. O caminho de Santiago serviu como meio para propagar diferentes correntes artísticas, econômicas e culturais como os estilos romântico e gótico na arquitetura.
Em 1989 foi realizado ali a Jornada Mundial da Juventude, na qual participou o Papa João Paulo II, e em 1993 foi o grande “boom” das peregrinações por ocasião desse “ano jacobeo”, ano também em que a UNESCO o declarou patrimônio da humanidade.

Fonte: Zenit