Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

De noite

O mundo dos sonhos é qualquer coisa que nos transcende pois não é explicavel pela razão humana mas pela alma ou pela fé. Para alguns povos antigos, os sonhos eram a chave do conhecimento mágico e espiritual, onde seriam reveladas passagens secretas para fatos do passado, presente e futuro. Para Freud o sonho diz respeito ao inconsciente e a fenômenos psíquicos durante o sono, sendo o sonho um mapa para o inconsciente. Os sonhos são formados por um complexo conjunto de fatores que ainda não foram totalmente desvendados, seja por místicos ou por cientistas, mas que sempre farão parte da vida do ser humano. Os sonhos revelam um outro mundo, um outro "eu".



Tudo isto para quê? Pois bem, esta noite sonhei e lembrei-me bastante bem do sonho e das imagens nitidamente desse sonho (coisa muito rara em mim pois eu à já alguns anos que ou não sonhava ou não me recordava dos sonhos).

Um sonho esquesito, intrigante, até rídiculo para alguns, mas foram imagens que se manifestaram durante o meu sono.

Vi-me a deambular durante a noite, uma noite chuvosa e tempestuosa acompanhada com o rasgar do céu com relâmpagos. Andava a caminhar sozinho numa zona da minha freguesia chamada Ribeirinhas quando olho para o meu lado esquerdo e deparo com a Capela que há no Monte da Virgem a emanar uma forte luz a toda a volta (esta capela para quem não sabe é dedicada à Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Essa luz envolvia tod a área da Capela. Fiquei um pouco apreensivo e atónito mas lá me decidi a correr até lá. Cortei caminho pelos pinhais que lá havia numa escuridão que era cortada por um feixe de luz; o chão encharcado pela forte chuvada que se fazia sentir secava à medida que avançava com meu passo veloz bem como o mato e as silvas que me impediam de continuar o caminho cediam passagem à minha passagem. Cheguei ao Monte, que é da Virgem, e fui com medo até à entrada principal da Capela. Entretanto a luz já se ia dissipando, mas lá dentro estava uma imagem do Menino Jesus no centro da capela de braços abertos e vestido de branco com um sorriso puro e doce. Estava a sorrir para mim...Tenho na imagem deste sonho ainda mais um pormenor, a capela estava forrada de palha e erva (como se o chão de um estábulo se tratasse)



Acordei com uma sensação estranha pois não sei o que pensar e tirar do meio disto tudo, porém fico com a ideia de proximidade deste Deus que é amor e confiança que me quis dizer alguma coisa que só a mim me cabe encontrar...

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home