Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quinta-feira, março 30, 2006

Continua...








“Simão Pedro tu amas-me? Então apascenta as minhas ovelhas…”

Jesus é o bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas e dignou morrer pela sua grei. O Bom Pastor é então aquele que dá a vida pelas suas ovelhas e que acompanha cada uma segundo a sua própria caminhada. Mesmo que a vida dos Pastor tenha que ser oferecida pelas suas ovelhas, ele faz-se sacrifício para salvação do Seu rebanho, porque esta é a Sua vocação e o Seu amor leva a isso.

Assim, Ele mostra que a morte é vencida e com a sua Páscoa faz nossa também a Sua Páscoa, mostrando que a vida não tem limites. Com a Sua Páscoa, quebra todos os limites da vida humana e que prendiam o homem e a mulher a raízes profundas de morte. Ainda hoje a Sua Páscoa vem libertar o ser humano da cultura de morte e de “deuses fáceis” que nos conduzem ao vazio, ao nada… Se o Homem de hoje procurasse Jesus e o conhecesse e se deixasse inebriar com uma taça cheia de vida nova seria muito mais feliz, seria um homem novo. Porquê? Simplesmente porque acreditaria, porque procurava em Cristo (no Bom Pastor) a razão que enche o vazio criado pelos outros “deuses”. O Bom Pastor é caracterizado pela compreensão ao seu rebanho, entrando no redil para cuidar de cada ovelha em particular, afagando-lhe a cabeça, falando o quanto a ama e ela é importante no Seu rebanho; pelo amor com que serve o seu rebanho conduzindo-o, ensinando-o, curando e cuidando dele e com humildade antes de se entregar à morte serve os discípulos e prepara-os para a refeição lavando-lhes os pés em sinal de serviço e entrega; pela sua entrega à morte na cruz em que mantendo os braços abertos, pregado numa cruz, dor. Solidão sofrimento, para nos abraçar a todos e acolher-nos em seus braços. O Seu amor é tão grande que não ficou no sepulcro, no seio da terra, mas ao fim de três dias levantou-se de novo e ressuscitando deu um novo sentido a toda a existência humana.

Ele contínua sempre presente no meio do Seu rebanho pelos tempos através do Espírito Santo que assiste aquele a quem foi confiada a missão de reconduzir o rebanho a Cristo. João Paulo II, o Pastor da Igreja Universal que congrega homens e mulheres num mesmo rebanho peregrinando para a casa do PAI.

Depois de uma lição de amor, de entrega, de serviço e de vida a exemplo de Cristo, mostrou-nos que todos nós somos chamados à santidade. João Paulo II teve a ousadia de, num mundo que oferece aos jovens filosofias contrárias ao cristianismo em que sobressai o prazer fácil e momentâneo, o “facilitismo”, e outras formas de vida que não conduzem ao PAI, desafiar os jovens a serem santos como Ele é Santo, o Deus que ama e vem ao nosso encontro. Foi por amor que João Paulo II se foi dando e gastando a sua vida pelo rebanho a si confiado e por todos os outros povos que não tem voz para se defenderem das injustiças e violências que sofrem. Uma vida que se foi consumindo até apagar-se de uma forma subtil deixando marcas e saudade do calor dos seus gestos e sorrisos, das suas palavras e entrega total á humanidade. Partiu mas continuará vivo em cada um dos que o têm e terão sempre como um grande homem. Figura forte que transpirava Cristo e vivia Cristo. Homem espiritual, místico… “Já vejo Cristo!”

Já lá vai um ano desde a partida de João Paulo II para a casa do Pai, de uma janela do céu, ele continua a olhar o mundo e os seus problemas sendo assim um bom “advogado” junto de Deus. O seu nome continua a ecoar na Igreja e no mundo pois deixou marcas profundas na história, na política e na vida de tantos e tantos homens e mulheres.
“Totus Tuus Maria”

1 Comments:

  • At sábado, abril 01, 2006 3:07:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oi...
    Papa João Paulo II...
    Tu sabes a ideia k tenho nosso papa e das obras dele...
    ele partiu mas continua a sua obra..em cada um de nós...
    Se me aproximei da igreja foi pq havia algo na sua figura k me atraia...algo de paz..e mais tarde de avôzinho... :)

    Tu sabes o k me nada nesta cabeça...
    Beijão...e curti totil o teu comentario...lol.. obigada

    FREE TIBET

     

Enviar um comentário

<< Home