Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, maio 13, 2007

Descer a montanha...
































(Tiradas por Nuno M.)

De 13 de maio a 13 de outubro de 1917, três pastorzinhos, Lúcia dos Santos, de dez anos, e seus dois primos Francisco Marto, de nove anos, e Jacinta, de sete, foram testemunhas das aparições e mensagens de Maria. Foi à 90 anos que "Senhora mais brilhante que o sol" falou de uma azinheira para o mundo inteiro, uma mensagem que apontava caminhos para viver o Evangelho, apenas isso, pois nada mais pode servir de complemento ao Evangelho. Falou de penitência e oração, falou de conversão. É preciso confiar em Deus para sermos salvos. Apenas apontou caminhos e como outrora nas bodas de Canã dizer que tenhamos confiança no seu Filho pois a promessa que Ele fez “Eu estarei sempre convosco, até ao fim do mundo” (Mt. 28, 20).

O recinto era pequeno para tantos e tantos que queriam entrar, viver com fé aqueles mistérios que celebravamos em Igreja, de olhar para a pequena imagem de Maria que marca muitos corações certamente.

Centenas e centenas de peregrinos enchiam as ruas de Fátima tendo como meta a capelinha das aparições. Era o centro de tudo hoje pois todos tinham qualquer coisa para dizer à mãe, um sorriso, um pedido, uma alegria, um obrigado, todos tinham qualquer coisa para fazer e dizer que os movia até aos pés da imagem da "Senhora mais brilhante que o sol".

Depois da oração do terço, com um tom solene e emotivo, a imagem era levada até ao altar do recinto para a Eucaristia (mais uma vez Maria nao quis ser o centro das atenções e aponta para o altar, para o sacrifício pascal do seu Filho Jesus).

Momentos fortes...O silêncio e o respeito que ecoa pelo recinto, mesmo numa multidão daquelas...A presença de Maria sempre ao lado do Filho que se fez presente no altar no pão e no vinho, de um Filho que quis ficar para nos abençoar e aos doentes também ali presentes...O adeus à Virgem com centenas e centenas de lenços brancos a acenar...As lágrimas sem qualquer explicação caem pelo rosto, o coração acelera um pouco, o canto parece ficar preso na garganta, a única forma por vezes encontrada de exteriorizar toda a emoção sentida é bater palmas e todo o recinto irrompe numa explosão de emoção. Queriamos dizer tudo mas não dizemos nada, há momentos em que ficamos paralizados sem nada conseguir dizer ou fazer, apenas olhar, ver, contemplar...

"Uma prece final,. Ao deixar-Vos, Mãe de Deus! Viva sempre em minha alma. Este grito imortal:. - O Fátima, adeus! - Virgem Mãe, adeus!".

Meio milhão de rostos anónimos, alguns rostos conhecidos e que nos são queridos, outros que se fizeram presentes no nosso coração na distância, mas todos formavamos Igreja, todos em comunhão celebrando a fé. D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, realçou a beleza da Igreja que ali estava reunida, novos e velhos e de todos os cantos do mundo, a beleza de sermos a mesma Igreja...

4 Comments:

  • At segunda-feira, maio 14, 2007 3:03:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    A Paz de Cristo esteja contigo!
    Tive a graça de estar ontem no Santuário, rezei o terço e assisti á Eucaristia. Foi verdadeiramente uma GRAÇA!... pensava que ia concretizar o meu desejo de acenar á Virgem com um lencinho branco, mas o senhor lá me esperava para um encontro forte com Ele.
    Os caminhos do Senhor não são os nossos...
    Sabes, fiquei muito contente por ver tanto cristão! :) ás vezes parece-me que somos só meia dúzia a anunciar e a viver o Evangelho.

    ! MAGNIFICAT !

     
  • At terça-feira, maio 15, 2007 12:16:00 da manhã, Blogger Elsa Sequeira said…

    maninho!!
    Adorei ter passado por aqui agora...

    beijinhos, lindo!!!

     
  • At terça-feira, maio 15, 2007 8:07:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Em algum dia 13 de maio,com certeza
    estarei aí!
    Que Jesus e Maria derramem graças, para nós e o mundo inteiro.
    Que assim Seja!

     
  • At domingo, maio 20, 2007 9:59:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá !!!
    Sou do Alentejo,pertenço a diocese de Évora e mais uma vez tive a graça de poder estar em Fatima pelo 13 de Maio.
    Participei numa peregrinação até Fatima a qual saiu a 6 de Maio de Vila Viçosa e tem a finalidade de juntar 2 Santuarios Marianos(Nª Sª da Conceição ao de Nª Sª de Fatima).Foram 7 dias a caminhar tendo como base de reflexão as Bem-Aventuranças em que o tema desta peregrinação era " À Procura do Essencial".
    Já é a minha 11ºvez que caminha até Maria,pois são 7 dias inesqueciveis onde fazemos uma pausa para nos encontrarmos com Deus e ouvir o que Ele nos vai pedindo.
    Este ano eramos um grupo de 72 pessoas e é com grande alegria e emoção que após tantos dias chegamos juntos de Maria.Nesse momento as dores abalam e a nossa Alegria é termenda em poder olhar pra Maria e poder dar graças,é uma Paz Interior é algo que ñ se consegues descrever.
    Se poderes faz essa expriencia e depois logo veras como te sentes.
    Um abraço.

     

Enviar um comentário

<< Home