Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sábado, junho 02, 2007

Santíssima Trindade

«Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores» (Terceira aparição do Anjo, Outubro de 1916)


Um autor anónimo menciona o seguinte diálogo, simples e essencial, entre um muçulmano e um cristão.
- Dizia um muçulmano: “Para nós, Deus é um; como poderia ter um filho?”
- Respondia um cristão: “Para nós, Deus é amor: como poderia viver sozinho?
Trata-se de uma forma estilizada de ‘diálogo inter religioso’, que manifesta uma verdade fundamental do Deus Cristão, capaz de enriquecer o monoteísmo hebraico, muçulmano e de outras religiões. De facto, o Deus revelado por Jesus é sobretudo um Deus-amor. É um Deus único, mas que se relaciona numa comunhão plena de pessoas. Um Deus que se oferece a si mesmo para dar vida à família humana.

Os manuais de catecismo afirmam que “Deus é um só em três pessoas”. Dizer só isto limita o mistério, é preciso compreender e acolher tal mistério com amor, e sobretudo adorá-lo na contemplação. Uma comunhão de amor entre três pessoas, uma relação de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o nosso Deus não é um Deus sozinho. Este mistério da fé resulta da revelação de Jesus Cristo como Filho de Deus, numa comunhão total e única com o Deus a quem chamava Pai e mesmo, em aramaico, Abba (que significa Papá), e com o Espírito Santo que procede simultaneamente do Pai e do Filho. Esta comunhão de Amor é de tal ordem que significa uma única identidade divina em que subsistem o Pai e o Filho e o Espírito Santo.

Em Deus há uma só natureza e por consequência uma única actividade de conhecimento e de vontade. Mas há três sujeitos deste única actividade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo exercem os três esta actividade apropriando-se dela cada um à sua maneira. Há uma única consciência divina que pertence ao Pai como consciência paterna, ao Filho como consciência filial e ao Espírito Santo como consciência recebida do Pai e do Filho.

Deus é um "complexo relacional" de três pessoas distintas pessoais, ou seja, o Deus único possui a própria essência na relação vital de três Pessoas.

"Deus é aquela comunhão na qual as três Pessoas divinas realizam numa mútua relação dialógicamde amor a única vida divina como mútua auto-comunicação."

Somos baptizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Toda a nossa fé assenta na relação com Deus, Jesus e o Espírito Santo. Acreditámos num só Deus, mas a sua vida íntima é tão rica que é constituída por três Pessoas distintas entre si. A Santíssima Trindade, mistério essencial da fé cristã. Deus vem ao nosso encontro e manifesta-se como Senhor, cheio de bondade e misericórdia, fiel, rico em graça e fidelidade. Manifesta o Seu amor sem limites pelo mundo no dom do Seu Filho único, derrama sobre todos a Sua graça em Cristo e chama à comunhão com o Espírito Santo. A Trindade é um mistério para todos nós, que supera a compreensão humana. É nesta comunhão de Deus em Jesus e no Espírito Santo, Comunidade de Amor, que nós cristãos acreditámos. Comunidade de amor que ama e gera o amor derramado por Deus no coração de cada Homem. Como cristãos temos que experimentar a caridade, o amor para com os outros, é este o estilo de vida cristão.
Vive-se a Trindade vivendo o amor verdadeiro, mas especialmente nas suas características de relação, partilha, comunhão material e espiritual. Assim como Jesus nos revela o Pai e nos envia o Espírito Santo, também nós devemos ser com Cristo, pela acção do Espírito Santo, num movimento constante de projecção para o Pai.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo seja dada para sempre de coração sincero, contrito e humilde...

1 Comments:

  • At segunda-feira, junho 04, 2007 5:02:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Quem vê o FILHO , Vê o PAI...
    EU e O PAI SOMOS UM...
    Vou, mas enviarei o CONSOLADOR!
    Quem sou eu , para questionar o criador ? - Estou pelo seu sôpro.
    Obra de seu desejo. Como pode ,o vaso questionar seu OLEIRO?
    Se duvidar,é só olhar para o infinito e me perguntar:
    Serei eu, capaz de CRIAR ?????????
    Glória à DEUS PAI!
    Glória à DEUS FILHO!
    Glória à DEUS ESPÍRITO SANTO!
    PODEROSO 3 EM 1 !
    Paz

     

Enviar um comentário

<< Home