Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sábado, maio 19, 2007

"Nuno não rezaste as ladainhas"

Quinta feira animação da oração do terço na Igreja às 21:00 h com o grupo de acólitos. Para "testar" um pouco as pessoas, decidi não rezar as ladainhas de Nossa Senhora no final do terço; até porque já estava atrasado para uma reunião de catequistas e por outro lado penso que quem reza todos os dias as ladainhas, com os outros grupos responsáveis pela animação, acaba por cair num certo mecanicismo, ou seja repetem vezes sem conta o "rogai por nós" sem dar sentido aos vários títulos que se atribuem à Mãe de Deus, à Mae da Igreja, à Mãe da Humanidade...

Sinceramente, já estava à espera que no final do terço viessem ter comigo a perguntar o porquê de eu ter saltado as ladainhas... Guardei as respostas para mim e apenas esbocei um sorriso lol. Mas as respostas andariam à volta das razões e do sentido que acabam por dar ao fim de tantos dias a repetir a mesma coisa. Terá a sua beleza se o tal "rogai por nós" não cair num «abismo» à medida que se vai repetindo cada vez mais sem sentido. Sentiram falta das ladainhas? O próximo grupo pa próxima noite reza as ladainhas diria eu para mim mesmo.

Temos que fazer ver que a oração do terço não é somente uma oração mariana mas também e muito cristocenctrica; não é só uma enfiada de Avé Marias, mas a meditação dos mistérios pré e pós Nascimento de Jesus, os mistérios da vida pública de Jesus, os mistérios da Sua Paixão e os mistérios da nova vida, da festa, da glória de Deus manifesta em Jesus Cristo. Não nos podemos esquecer nunca o que Maria diz "Fazei o que ele vos disser"... Aponta sempre para o Filho...

4 Comments:

  • At sábado, maio 19, 2007 4:32:00 da tarde, Blogger zezezinho said…

    Será que foi mesmo propositado lol? Eu sei que sim, de facto e falando por mim digo "Rogai Por Nós " vezes sem conta, antigamente contava quantos eram ditos lol era uma espsecie de brincadeira.Mutios de nós o diz por dizer e como o meu amigo diz as pessoas não se dão contas dos vários titulos que são atribuidos a Maria, eu próprio não os conheços todos lol.
    Abraço Meu amigo

     
  • At sábado, maio 19, 2007 9:36:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    oi..
    Tu é k inventas pah...quem nao te conhecer k te compre looool

    Axo bem, lol, há k testar as pessoas...e nem de proposito tinhas de sair mais cedo...coincidencia looool

    Bjoca migo e passa pelo meu :)

     
  • At quarta-feira, maio 23, 2007 5:56:00 da tarde, Blogger mafaoli said…

    Achei piada ao teu post. Pois algo parecido me aconteceu. Calhava ao nosso grupo de crianças a oração do terço dessa semana, e tb de preposito não fizemos a oração das ladainhas. Quase que caia o carmo e a trindade, pois as pessoas de mais idade não compreenderam a falta dessa oração.

     
  • At quarta-feira, maio 30, 2007 3:48:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Propositalmente , não rezo assiduamente a ladainha.Pois realmente fica mecânico , prefiro faze-la exporádicamente; visto que ao faze-lo assim sinto realmente a oração.
    Paz.

     

Enviar um comentário

<< Home