Assumpta est Maria
(Monte da Senhora da Assunção-Santo Tirso)
«Em Maria, que subiu ao Céu, resplandece a vitória definitiva de Cristo sobre a morte!»
É uma das mais antigas festas marianas. Em Portugal, chamava-se Festa de Santa Maria de Agosto. Foi na "vespora de Sancta Maria de Agosto" do ano de 1385 que se travou a decisiva Batalha de Aljubarrota, na qual o Beato Nuno Álvares Pereira, Condestável de Portugal, triunfou sobre o exército do rei de Castela, adepto do anti-Papa de Avinhão. Em 1950, Pio XII proclamou solenemente como dogma que "a Imaculada Mãe de Deus, a Sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial", sendo assim a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação. Esta glorificação de Maria é uma consequência natural da Sua Maternidade divina: Deus «não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida».
Um dogma é uma verdade de fé que é apresentado ao Povo de Deus. É uma verdade de fé vivida e aceite pela Igreja pedras vivas do Templo de Deus e que mais tarde é proclamada pela autoridade apostólica. Pode parecer aos olhos da razão humana impossivel tal coisa, mas é aos olhos da fé que podemos encontrar resposta.
Este privilégio, concedido à Virgem Imaculada, preservada e imune de toda a mancha da culpa original, é «Sinal» de esperança e de alegria para todo o Povo de Deus, que peregrina pela terra em luta com o pecado e a morte, no meio dos perigos e dificuldades da vida.
Com Maria olhemos sempre a estrada que nos conduz ao bom Pai. Que ela seja sempre a nossa "advogada" a quem recorremos com confiança pois sabemos que a um coração de Mãe, um coração de Filho, nada nega. Que ela seja o exemplo e o trstemunho de entrega total e sem medo. Questionamos tudo e todos, mas Maria ensina a dizer um sim radical e sem pensar no que deixamos para trás, apenas pensar que tudo é para a maior glória de Deus e dos homens.
Que esta solenidade da Assunção de Maria seja para nós sinal de que todos somos chamados a uma vida nova em Cristo e a contemplar o rosto do Pai um dia no reino de Seu Filho Jesus Cristo.
Aceita-nos Maria e leva-nos a Jesus...
3 Comments:
At quarta-feira, agosto 16, 2006 10:22:00 da manhã,
Andante said…
Olá!
Espero que a tua estadia aí por Fátima tenha começado da melhor maneira.
Aqui está a chover. Com a graça de Deus o inferno já passou.
Estou num novo lugar.
O outro, avariou de vez. Não percebo o que é que lhe aconteceu.
Bj
Boa estadia e bom trabalho no acolhimento de peregrinos.
At quarta-feira, agosto 16, 2006 11:09:00 da tarde,
A Capela said…
Mãe de Jesus e Mãe nossa. Dizer "Sim" a Maria, é dizê-lo duas vezes a Jesus. E assim levar-nos-á pela Sua mão, cheia de ternura por nós até Ele.
Malu
At quinta-feira, agosto 17, 2006 5:47:00 da tarde,
um irmão. said…
A Mãe...amo-a tanto..nem imaginas Irmão
Enviar um comentário
<< Home