Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

terça-feira, agosto 15, 2006

Assumpta est Maria

(Monte da Senhora da Assunção-Santo Tirso)



«Em Maria, que subiu ao Céu, resplandece a vitória definitiva de Cristo sobre a morte!»


É uma das mais antigas festas marianas. Em Portugal, chamava-se Festa de Santa Maria de Agosto. Foi na "vespora de Sancta Maria de Agosto" do ano de 1385 que se travou a decisiva Batalha de Aljubarrota, na qual o Beato Nuno Álvares Pereira, Condestável de Portugal, triunfou sobre o exército do rei de Castela, adepto do anti-Papa de Avinhão. Em 1950, Pio XII proclamou solenemente como dogma que "a Imaculada Mãe de Deus, a Sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial", sendo assim a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação. Esta glorificação de Maria é uma consequência natural da Sua Maternidade divina: Deus «não quis que conhecesse a corrupção do túmulo Aquela que gerou o Senhor da vida».


Um dogma é uma verdade de fé que é apresentado ao Povo de Deus. É uma verdade de fé vivida e aceite pela Igreja pedras vivas do Templo de Deus e que mais tarde é proclamada pela autoridade apostólica. Pode parecer aos olhos da razão humana impossivel tal coisa, mas é aos olhos da fé que podemos encontrar resposta.


Este privilégio, concedido à Virgem Imaculada, preservada e imune de toda a mancha da culpa original, é «Sinal» de esperança e de alegria para todo o Povo de Deus, que peregrina pela terra em luta com o pecado e a morte, no meio dos perigos e dificuldades da vida.


Com Maria olhemos sempre a estrada que nos conduz ao bom Pai. Que ela seja sempre a nossa "advogada" a quem recorremos com confiança pois sabemos que a um coração de Mãe, um coração de Filho, nada nega. Que ela seja o exemplo e o trstemunho de entrega total e sem medo. Questionamos tudo e todos, mas Maria ensina a dizer um sim radical e sem pensar no que deixamos para trás, apenas pensar que tudo é para a maior glória de Deus e dos homens.


Que esta solenidade da Assunção de Maria seja para nós sinal de que todos somos chamados a uma vida nova em Cristo e a contemplar o rosto do Pai um dia no reino de Seu Filho Jesus Cristo.


Aceita-nos Maria e leva-nos a Jesus...

3 Comments:

Enviar um comentário

<< Home