Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, agosto 13, 2006

No silêncio

Voltei do silêncio com que falei ao nosso Deus, ao meu Pai que está no secreto de cada um. Encontrei-o onde Ele sempre esteve e está.

Descobri que a dor faz parte da vida, que acaba por ser o lado frágil da nossa grandeza. É a noite que permite que a lua brilhe. Tudo o que passamos é para fortalecer sempre e para amadurecer o nosso espírito. Tudo faz parte do caminho e tem alguma razão de ser, ainda que a nossa fragilidade e a nossa limitada humanidade não o compreenda.

Quantas e quantas vezes fugimos de Deus para cavar cisternas que não conseguem reter as águas, quando a única e verdadeira água viva é o próprio Deus. Não temos o direito de o colocar em causa ou questioná-lo por tudo o que nos acontece.

O clima de oração ao ritmo monacal ajudou-me a encontrá-Lo. A oração com a comunidade, a oração silenciosa e pessoal, a contemplação na natureza.

Aquelas pedras falavam e cantavam a glória de Deus. Descobri também o sentido do "Tango do Aleluia", aliás, aprendi alguns passos, mas ainda tropeço um pouco, mas nada que a semente que o Pai lançou no nosso silêncio não vá germinar e fazer-me um novo homem liberto do homem velho preso, acorrentado.
"Tango do Aleluia", passos que só se descobrem num palco muito sui generis, a Cruz, a nossa cruz de cada dia, a cruz individual que carregámos. Só pela morte chegamos à vida nova; só conhecendo a tristeza é que chegamos à plenitude da alegria e cantar e dançar o grande "Tango do Aleluia". Não sei se andarei muito longe com estas minhas suposições, mas foi o que o silêncio dos claustros me falaram...

Que somos nós diante da grandeza e presença de Deus? Somos tudo, pois o nosso Deus é um Deus que se revelou Amor, um amor particular por cada um de nós e que só Ele nos basta para que tenhamos vida e a tenhamos em abundancia.

Que todos aqueles que andam desanimados encontrem como eu o bom Deus...
(peço desculpa se falta sentido nas ideias soltas que fui passando, mas foi o que vivi esta semana e o que encontrei de mais precioso)

7 Comments:

  • At domingo, agosto 13, 2006 5:06:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Começas a tomar contacto com a partitura e, simultaneamente, consegues ler, tocar e dançar!
    A vida atravessa uma porra de uma estrada que está cheia de cruzamentos e buracos feitos pelas "balas" dos nossos desencontros com o Pai. É bom parar para ver e sentir qual o fio condutor que devemos seguir.
    A experiência foi boa?
    Chegaste mais rico pois sentiste a proximidade do Pai.
    Bj.
    Andante

     
  • At domingo, agosto 13, 2006 10:32:00 da tarde, Blogger um irmão. said…

    Nahar..meu Irmão amado no Pai..não tas longe não..mesmo até muito perto…. A tua lama dançou e bem … senti nas tuas palavras a grandeza da tua alma… que o Pai te abrace forte a alma….. Grato pelas palavras..foi bom ..foi lindo escutar o teu coração…

    Psiummm!!! Ops..já sentia saudades tuas….

     
  • At segunda-feira, agosto 14, 2006 4:56:00 da tarde, Blogger Migalhas said…

    Olá!!!!!!
    bem vindo!!!!!!

     
  • At quarta-feira, agosto 16, 2006 6:37:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sem palavras... Obrigado.

     
  • At quarta-feira, agosto 16, 2006 6:37:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sem palavras! Obrigado de coração.

     
  • At quarta-feira, agosto 16, 2006 10:53:00 da tarde, Blogger A Capela said…

    Talvez nem tenhas ainda assimilado metade do que ali "leste", ouviste, viste, ditado por Deus, nosso Pai, tão cheio d'Ele se percebe nestas linhas que estás, e que adorei ler. Dizes tantas verdades, faz tanto sentido...

    Abrenção,
    Malu

     
  • At quinta-feira, agosto 17, 2006 5:35:00 da tarde, Blogger No Coração de Deus said…

    Nuno, agora que regressas da fonte do silêncio e da paz de coração, vive com alegria e simplicidade o que rezaste e deixa-te mergulhar inteiramente em cada dia no coração de Deus e assim levarás o silêncio e a ternura de Deus ao coração dos homens e mulheres do nosso tempo...rezo contigo: "Pai, faça-se a tua vontade". um abraço


    p.s.- passei pelo mosteiro do sobrado em 2003, a caminho de Santiago de Compostela, e senti-me também profundamente unido à melodia do "Tango do Aleluia"...

     

Enviar um comentário

<< Home