Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, fevereiro 19, 2006

Aos jornalistas

Mais uma vez numa grande trasmissão em directo de uma cerimónia religiosa, os jornalistas estiveram no seu auge de estupidez, ignorâcia e sei lá mais o quê. Sempre ouvi dizer que cada qual faça aquilo que sabe ou que fale daquilo que sabe, ora se não domina determinada matéria que estude e se prepare minimanente.

E conhecedor minimamente destas "lides", dou comingo a pensar se não serei eu que tenho um conflito de conceitos, ou seja, ao que os jornalistas chamam a "celebração da homilia", eu chamo Eucaristia ou Missa (mais comum); ao que os jornaistas chamam "uma enfiada de Avé-Marias", eu chamo de terço (serei eu o ignorante? é que realmente um terço é uma enfiada de Avé-Marias"; ao que eu chamo incensar, uma brilhante jornalista da RTP insistiu em dizer insenerar (estaria ela a pensar no José Socrates e no problema da co inseneração?); foi o Sr. Bispo D. Serafim que deu a missa? A missa dá-se? è nova para mim... A missa é presidida por um sacerdote "in persona christi", que é como quem diz, em nome de Cristo, faz memorial do sacramento.

Bem muito havia a dizer e eu também não sou o detentor da verdade nem da sabedoria, apenas não pude deixar de fazer uns pequenos apontamentos á notória incapacidade de alguns jornalistas conduzirem uma edição deste alcance, por vezes nstes momentos o silêncio falava muito mais...