Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, fevereiro 19, 2006

Porque hoje é Domingo





Finalmente a paróquia tem mais uma barreira vencida, ou seja, temos terreno para construir a capela da Vila d'Este. Depois de tanto trabalho em comum de autarcas e paróco foi hoje assinado na missa o documento em que a Camara de Gaia cede à Fábrica da Igreja de Vilar de Andorinho um terreno para a construção do novo templo.


Era inevitável não haver aproveitamente politico mas por vezes é bom ter a Igreja como moleta não é? Para o que convêm é bom ter a Igreja como moleta... "Para bom entendedor meia palavra basta".


Parabéns ao Padre Albino por esta sua marca, também ao esforço do Presidente da Junta ;) e fazer memória (tal como o padre Albino frisou) ao nosso saudoso paróco Padre Floro, que do céu continua a olhar por nós e pela sua paróquia.



Uma coisa que hoje de alguma forma me deixou sensibilizado foi ao ligar a tv logo de manha cedo olhar aquela gente toda que estava debaixo de uma chuva que se adivinhava gélida cortante, e isto porquê? Porque hoje é o dia em que a irmã Lucia se vai juntar aos primos no local em que seus olhos puros, simples e inocentes olharam a Mãe do Céu. Hoje vai ser a tarde toda a olhar este movimento de fé, que por vezes pode passar a ser mais uma crendice popular salpicado com um pietismo e uma pitada de devoção sem sentido. Eu não quero julgar nem apontar o dedo a niguém nem a nada, apenas quero separar o trigo do joio. Lúcia é uma mulher e não Deus. logo esta veneração toda não tem sentido algum (poderá ter para a Igreja pois é certo que encherá os cofres do santuário e levará as pobres almas atrás de alguma coisa - ainda que não saibam muito bem o quê...)
Tocar no caixão da Irmã Lúcia porquê? Perdoem a minha ignorância ou porventura a minha frieza de discurso, mas há coisas que não suporto ver - será um defeito? Não sei mas também não o quero mudar.

(tirada por Nuno Monteiro)

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home