Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, julho 23, 2006

Paz...

Salmo 22
O Senhor é meu pastor: nada me faltará.


O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo:
o vosso cajado e o vosso báculo
me enchem de confiança.

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça
e meu cálice transborda.

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre.


Em Jeremias, na primeira leitura, ficou-me uma expressão que é muito actual nas nossas comunidades espalhadas por esta Igreja Universal... "Dispersastes as minhas ovelhas e as escorraçastes, sem terdes cuidado delas." Quantos são os pastores que se preocupam apenas em comprar e vender as ovelhas do seu redil e descoram as principais atitudes em relação ao redil? Não tomam o rebanho como seu e por isso não se entregam de alma e coração... Se não se derem e se gastarem pelo rebanho, não são pastores. O exemplo do Bom pastor é aquele e o único que devemos seguir.

O Pastor é então o principal condutor de um rebanho, é certo que as ovelhas também aprendam por si a seguir o caminho, mas sempre com uma direcção e com um caminho e objectivo a atingir.

Hoje, o Papa Bento XVI, fazia o convite à Igreja para que se unisse e rezasse pela Paz, pelo dom da Paz. Na nossa paróquia, rezamos a Eucaristia com os textos votivos pela paz, unindo assim esta Igreja particular à Igreja Universal.
«Cristo é, de facto, a nossa paz». Ele reúne, «num só Corpo», todos os homens e mulheres, derruba «o muro da inimizade», oferece-Se, «pela imolação do seu corpo», ao Pai, «num só Espírito».
Que esta Igreja seja cada vez mais capaz de pautar caminhos de paz e de amor que levam a humanidade a um caminho comum, unidos sempre no mesmo Espírito de caridade e de amor, de concórdia e de esperança, de união e de fidelidade. Vem Espírito, sopro do Pai, e acende nos quatro cantos do mundo o fogo do Teu amor, vem e inflama o coração de quantos anseiam por Ti e consola-os nas suas fraquezas e tristezas, vem e transforma os corações de pedra, orgulhosos e frios daqueles que governam o mundo e calcam os mais pobres e fracos. Ensina-os que as únicas armas a usar são as armas do amor, do respeito mutúo e da palavra.

Hoje em dia o convite que Jesus fez aos seus discípulos cansados do trabalho "Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco" continua actualizadissimo. Este convite é dirigido aos muitos refugidos que têm fugido di Libano, que tem deixado tudo para trás, um passado, um presente e um futuro que construiam; este convite é dirigido a cada um de nós que anda cansado e abatido, oprimido pelos diversos factores que nos são externos...

Sigamos então este convite de Jesus, descansar e recuperar forças, revigorar as nossas forças no silêncio e na oração e contemplação a que o silêncio leva.
Vou para Fátima uma semana, vou fugir para um local isolado e descansar um pouco, estar com Jesus e sua Mãe

6 Comments:

Enviar um comentário

<< Home