Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, setembro 17, 2006

De regresso


Pois é, depois de uma temporada em Fátima estou de volta. Experiências que me marcaram, guardo-as no secreto do meu coração onde o Pai por vezes vai espreitar.

Voltei cansado mas de coração cheio. Novas amizades, uma delas ainda mais fortalecida. Deus vai cuidando de nós através das pessoas que coloca no nosso caminho e senti a presença de Deus nessas pessoas que se cruzaram no meu caminho e agora fazem parte dele.

Fiz presentes todos aqueles e aquelas que de uma forma ou de outra fazem parte da minha vida.

Dei-me totalmente, apesar do cansaço ao fim de algum tempo já ser notório mas o estar para os peregrinos foi uma experiência forte e gratificante. Eles vão ter com a Mãe que os ouviu e atendeu e no seu desespero, alegria, confusão, precisam de se sentir acolhidos. Qual não é a alma que necessita de um apoio, de uma palavra, de um abraço, de um conforto por pequeno que seja?

A viagem de regresso a casa foi muito interessante, o meu lugar calhou ao lado de uma irmã Salesiana. Nos primeiros 20 minutos de viagem tanto eu como ela vinhamos a rezar o terço. Depois viemos na conversa até ao Porto. Contou-me a sua vida toda e só a chegar ao Porto perguntou-me se eu queria ser Padre...e disse-me, que o tinha sentido, daí ter falado o que falou e de ter desabafado e chorado. Foi uma viagem muito agradável com a irmã Fernanda.

Verdade seja dita, ja sentia falta do meu espaço, da minha paróquia, da minha família, das minhas velhinhas e dos seus carinhos mal chego à Igreja.

Hoje ao ouvir a Palavra de Deus lembrei-me do sofrimento humano aliado ao sofrimento de Jesus por cada um de nós. Uma profecia da paixão de Jesus.
Mas o que deve ressaltar não é o sofrimento mas sim a fortaleza de alma "Sei que não ficarei desiludido. O meu advogado está perto de mim". O Senhor das nossas vidas que é um Deus todo Ele amor é a nossa única fortaleza por isso por muito grande que seja a dor, devemos sempre consumir a nossa vida como uma lamparina diante de Deus. Confiarmo-nos e abandonarmo-nos ao Pai que nos acolhe e nos ama.

Quem confia, caminha sempre na presença do Senhor.

Fazer as obras de Deus, dá testemunho da nossa fé. Não basta fazer o bem; é necessário ser bom, dar a vida por amor. Eis a fé que passa para os outros no bem que por eles fazemos. Mostrar a fé pelas obras, seguindo a recomendação de São Tiago, consiste em viver a Eucaristia, como Jesus nos ensinou, no lava-pés da Ceia e da Cruz. Se damos, com amor, "o necessário para o corpo", transmitimos a fé, o necessário também para a alma. E quem recebe o nosso dom, recebe Jesus.

"Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me"

Senhor Jesus, quero ganhar a vida perdendo-a.
Imprime no meu coração o fogo do teu amor e consome o meu ser com teu Espírito para que já não seja eu a viver, mas Tu em mim.
Também eu preciso de um cirineu para levar a minha cruz até ao fim, mas estou decidico e disposto a responder com o meu Sim ao Teu convite e seguir-Te tomando a minha cruz.
Ensina-me a ser transparente nas minhas obras para que possa ser um icone do Teu amor. Aceita no Teu coração esta humilde prece e faz crescer estas pequenas Palavras
em mim para que possa dar frutos e assim reconhecerem-me como Teu.


Só quando sigo as pegadas de Cristo é que tenho a certeza do caminho.

8 Comments:

  • At domingo, setembro 17, 2006 3:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá Nuno...
    Fico muito contente pala tua experiencia, que ela tenha de facto significado muito para ti, e que atravéz dela possas ter reconfortado muitos corações...
    è bom o regresso, que nestas férias tenhas encontrado toda a paz e liberdade de que necessitas para viver este ano, caminharemos juntos em oração,
    Um abraço em Cristo
    SA

     
  • At domingo, setembro 17, 2006 4:06:00 da tarde, Blogger No Coração de Deus said…

    é bom teres regressado.
    Que o teu coração faça frutificar a paz, a profundidade e a simplicidade do que viveste neste tempo em que "acampaste" na casa da Mãe de Deus.

    Rezo por Ti e contigo, como sempre...no coração de Deus.

    Akele abraço fraterno deste teu irmão

     
  • At domingo, setembro 17, 2006 5:47:00 da tarde, Blogger zezezinho said…

    Olá amigo...imagino como te deves sentir depois de tantos dias passados junto da Mãe lá na " Montanha", hoje também ouvi a palavra de deus e lembrei-me de como é duro o nosso caminhar nesta vida,porquê que por vezes há tanata dor tanto sofrimento?Mas ao mesmo tempo lembrei-me das palavras que me disses-te outrora.
    E da palavra de Deus que ouvi hoje extraí isto, tu melhor do que eu conheces...lol...

    "Quem perde a sua vida por mim,
    a encontrará, a encontrará, a encontrará...

    Quem deixa o seu pai por mim, sua mãe por mim,
    me encontrará, me encontrará.

    Não tenhas medo, não tenhas medo,
    Eu estou aqui, Eu estou aqui.

    Quem deixa a sua terra por mim, seus bens por mim,
    seus filhos por mim, me encontrará.

    Não tenhas medo,Eu conheço a quem escolhi, a quem escolhi.

    Quem perde a sua vida por mim,
    a encontrará, a encontrará, a encontrá."

    " Não procuro Cristo nas Alturas,
    muito menos na escuridão sinto que Jesus está juntinho a mim, dentro do meu ser no coração"

    Abraços fortes amigo

     
  • At domingo, setembro 17, 2006 7:08:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Jesus cai.... a multidão escarnece dEle...Maria chora com Dores ao ver o Seu Filho muito Amado ser o Alvo ensanguentado, no meio da poeira que penetra nas Suas feridas e chagas que ardem constantemente tendo o peso dos nossos pecados sobre Ele, em forma de um madeiro de Cruz....Cruz essa que Ele tomou renunciando livremente ao seu próprio prazer, ao seu própio bem-estar à Sua própria Vida....e Nós que fazemos: pensamos em nós...só olhamos para nós prórpios, chorando poqrque somos tão miseráveis, não percebendo que a Beleza da Vida está na entrega total ao Amor que jorra constantemente do Seu Sagrado Coração. Coração esse que é trespassado continuamente por nós próprios...sim por nós próprios porque não aceitammos a nossa Cruz.
    Nuno, sei que a tua Cruz (tal como a minha) é dificil de levar ; vais cair mtas vezes, mas Jesus vai-t ajudar a leva-la sempre, Maria há-de sempre te acariciar e te afagar as tuas mágoas....
    é no local onde Ela apareceu, aquele lugar que tanto gostas que Ela me deu uma das maiores graças...e sei que te vai continuar a dá-las ao longo da tua vida
    Peço agora ao senhor conjuntamente ctg que consiga ganhar a minha vida entregando-a totalmente à sua divina Misericórdia e assim me despeço com um grande e forte abraço do amigo
    MC

     
  • At domingo, setembro 17, 2006 9:22:00 da tarde, Blogger Andante said…

    Grande oração e grande compromisso.

    Estás mais ponderado!
    Cansante-te?
    Também cresceste!

    Bjs peregrinos

     
  • At segunda-feira, setembro 18, 2006 9:17:00 da manhã, Blogger um irmão. said…

    Sejas bem-vindo... saudades tuas Irmão... Linda Oração...nota-se toques do abraço da Mãe ..força... o caminho espera...

     
  • At terça-feira, setembro 19, 2006 1:33:00 da tarde, Blogger Rui said…

    O regresso é assim.. um reencontro, uma novidade, um caminhar, um re-caminhar... com forças retomadas... É assim... Por vezes sozinhos, outras vezes acompanhados, mas a caminhar. relê ou lê um post do meu blog que fala sobre o caminho, já de há uns meses atrás. de junho ou maio... resume o que te quereria dizer ao ler o teu post...
    Abraço colega!!!

     
  • At segunda-feira, junho 04, 2007 6:54:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    "Cirinerei" por ti, em oração.
    Que a paz seja contigo!

     

Enviar um comentário

<< Home