Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sexta-feira, setembro 29, 2006

São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Hoje a Igreja universal celebra a festa dos arcanjos São Miguel, São Gabriel, São Rafael. "Miguel" que significa: "Quem como Deus?" é o defensor do Povo de Deus no tempo de angústia. É o padroeiro da Igreja universal e aquele que acompanha as almas dos mortos até o céu. "Gabriel" - que significa "Deus é forte" ou "aquele que está na presença de Deus" - aparece no assim chamado evangelho da infância como mensageiro da Boa Nova, do Reino de Deus que já está presente na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria. É ele que anuncia o nascimento de João Batista e de Jesus. Anuncia, portanto, o surgimento de uma nova era, um tempo de esperança e de salvação para todos os homens. "Rafael"- que quer dizer "medicina dos deuses" ou "Deus cura" - foi o companheiro de viagem de Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demônios. São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades.




(Do grego mensageiro). 1. Anjos bons. Além do mundo visível que é cenário da nossa vida temporal, dizem-nos a tradição bíblica e a fé cristã que Deus também criou o mundo invisível dos puros espíritos, seres por natureza pessoais e imortais. São em grande número e Deus concedeu-lhes a elevação ao estado sobrenatural, associando-os à sua glória. Proposta pelo teólogo Pseudo-Dionísio (transição do séc. IV para o V), ficou clássica a sua *angeologia, que agrupa estes seres celestes em nove coros repartidos por três hierarquias: serafins, querubins e tronos; dominações, virtudes e potestades; principados, arcanjos e anjos. O nome de anjos, embora genericamente seja dado a todos, no seu sentido etimológico reserva-se àqueles a quem Deus confia mensagens ou intervenções no nosso mundo. Tanto o AT como o NT referem numerosas destas intervenções. (*Arcanjos). Também as tem havido ao longo da vida da Igreja (p.ex., em *Fátima). A piedade cristã venera especialmente os anjos da guarda, quer pessoais quer de nações (cf. Cat. 328-336). 2. Anjos maus. Dos anjos, houve alguns que, no momento em que foram criados, se revoltaram contra Deus e foram por Deus excluídos do *Céu e precipitados no *Inferno. A tradição bíblica dá-lhes o nome de *demónios e ao seu chefe (Lúcifer) o de *Diabo ou Satanás. (Cf. Cat. 391-395). 3. Anjo Custódio de Portugal. Na sequência de devoção antiga, D. Manuel I (1504) solicitou do papa Leão X a festa deste anjo protector do Reino, que passou a ser celebrada com grande esplendor no 3.º domingo de Julho. Tal devoção quase desapareceu depois do séc. XVII, mas foi restaurada em 1952 e fixada a sua celebração no Dia de Portugal, 10 de Junho. Para esta restauração foram decisivas as aparições aos pastorinhos de Fátima (1916) daquele que se apresentou como “Anjo de Portugal”, “Anjo da Paz” e “Anjo da Eucaristia”.

4 Comments:

  • At sexta-feira, setembro 29, 2006 2:29:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Hoje a minha paróquia enche-se de Solenidade para festejar o seu padroeiro - S. Miguel... Que esta solenidade encha os nossos corações.

    Um abraço Em Cristo

    SA

     
  • At sexta-feira, setembro 29, 2006 5:33:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Aqui há tempos encontrei um artigo algures por estas bandas da net que achei interessante,que era o seguinte:
    Perguntava se Jesus batesse à tua porta para passar 24 horas contigo o que farias?
    Fica o desafio a ti e aos outros companheiros deste caminhos.

     
  • At sexta-feira, setembro 29, 2006 5:44:00 da tarde, Blogger zezezinho said…

    Bem uma aulinha :) realmente há ainda muita coisa que ainda desconheço, mas que procuro aprender e descobrir, mas aos poucos chego lá...
    Obrigado por esta aulinha
    Abraços

     
  • At sábado, outubro 07, 2006 9:49:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá,

    Encontrei este blog,por acaso, hoje.
    E ao acabar de ler este post a pergunta que bailou na minha cabeça "Mas, afinal, os anjos existem ou não?"

    Qual é a origem etimológica da palavra anjo?

    A definição dada até é engraçada "puros espíritos, seres por natureza pessoais e imortais" , mas é isto que define um anjo? Um puro espírito? O que é um espírito? Qual é a origem etimológica da palavra espírito?

    Ao ler esta definição, a ideia que me "salta" à cabeça, é que temos por aí uns espíritos (seja lá isso o que for) que andam por aí a vaguear eternamente!

    Mas os anjos existem ou são uma "fantasia", uma criação humana?

    Há muito muito tempo que tenho estas dúvidas.

    Qualquer luz de esclarecimento é bem vinda.

    Um abraço

     

Enviar um comentário

<< Home