Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, setembro 17, 2006

"Quem diz a Verdade...merece castigo!"

A deturpação fruto de uma leitura emotiva (e que explora também essa mesma emoção!) das palavras do Papa Bento XVI na sua "aula" na passada terça-feira na Universidade de Regensburg, estão a provocar tudo aquilo a que estamos a assistir nestes dias: queimam-se fotografias do Papa, ataca-se o cristianismo, exige-se um pedido de desculpa da parte do vaticano, Igrejas são atacadas...tudo "em nome de Deus"! Esquece-se no entanto o fundamental:ler com objectividade e honestidade intelectual aquilo que disse o Papa, o que ele citou e como citou. Mas é isso que não interessa, não vale a pena, o que importa é deixarmo-nos também nós levar nesta onda de emoção e acharmos que um Papa "velho, e conservador" (como ainda alguns o definem) se virou agora contra o Islão. Aliás que o Cristianismo é contra o Islão, e portanto faz-se deste momento mais uma "pedrada" da Igreja Católica aos muçulmanos...
Os Cristãos podem ter inimigos mas não são inimigos de ninguém! Aliás o cristianismo não é "contra o homem" mas sempre a favor dele, pois acreditamos que o Deus Connosco, Cristo Jesus, se fez homem e assumiu por dentro a nossa condição.
Penso sobretudo que as palavras do Papa são um convite, uma interpelação, a pensarmos a relação profunda entre a fé e a razão, entre a relação dos homens uns com os outros e a relação com Deus. São uma provocação a que o nosso tempo assuma um compromisso com a verdade, com a paz, com o respeito pela dignidade da pessoa humana, com o respeito pela diversidade, que em vez do confronto deve criar pontes de unidade, de comunhão, de diálogo.
Recomendo por isso a leitura do artigo de opinião escrito por Judite de Sousa, Jornalista da RTP, no JN e que a meu ver coloca o essencial da questão de maneira muito objectiva (http://jn.sapo.pt/2006/09/16/opiniao/a_coragem_papa.html)
Num tempo em que o impacto das palavras retiradas do contexto para servirem de pretexto tem mais força que a verdade, pois essa não interessa, é caso para afirmar que temos que corrigir o povo no velho ditado, afinal "quem diz a verdade é que merece castigo!"...
Qual a tua opinião? E o que dizer daqueles que proclama a destruição do Ocidente (Guerra Santa). O que dizer da falta de liberdade religiosa na maior parte dos paises muçulmanos? Quantos muçulmanos tem protestado contra isto?



6 Comments:

  • At segunda-feira, setembro 18, 2006 3:56:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Antes de mais agradeço-te pelo facto de teres tocado neste assunto. Numa sociedade em que se 'lê nas entrelinhas', o diálogo e a discussão são realmente as melhores atitudes para que se possa chegar a algum lado.
    Um destes dias, liguei a televisão, á hora do noticiário e deparei-me com incêndios em Igrejas, fotografias queimadas, etc... Durante 2 dias tentei saber, afinal, qual fora a gravidade do discurso de Bento XVI para que, de um momento para outro surgisse tanta violência e tanto escândalo. A verdade é que, pelos principais meios de comunicação, isso não me foi explicado (e deixo aqui,desde já uma critica á imprensa que, infelizmente, parece só ter a capacidade de mostrar um dos lados).
    No entanto, pude ver e ouvir opiniões de simples cidadãos ocidentais revoltadíssimos com o Santo Padre e incomodadíssimos pelo pedido de desculpas que não chegava.
    (Cidadãos que,por vezes, erram mesmo e nem a um familiar perdoam...)
    Intrigada fui pesquisar e li esta crónica, assim como outros textos que mostravam como o Santo Padre se deve manter sereno e na sua posição...
    É caricato como algumas criaturas só ouvem o que lhes convém, e é caricato como Bizantino continua tão actualizado. Afinal, a tal religião que se diz 'não violenta' tem protestado exactamente com actos impróprios de vandalismo e de revolta. Assim, mesmo que estivessem em condições de protestar, perderiam toda a razão.

     
  • At segunda-feira, setembro 18, 2006 4:18:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olha caro amigo gostava de comentar essas questões que aqui partilhas,mas sobre política e outras religiões não sei dizer nada.Espero é que os homens um dia entendam que a vida é bela,e que pelo amor e no amor é que devemos viver ,sendo e deixando os outros viver felizes.Mas do fundo do coração receio que as vossas gerações venham futuramente a sofrer com as asneiras cometidas ao longo dos séculos que se têm vindo a agudizar.O mundo precisa de muita oração.....

     
  • At terça-feira, setembro 19, 2006 9:36:00 da manhã, Blogger um irmão. said…

    Esperamos que a paz seja uma semente acolhida nestes tempos tão conturbados...

     
  • At terça-feira, setembro 19, 2006 10:47:00 da manhã, Blogger Lai said…

    Qualquer pessoa ou instituição ou organização que tenha de recorrer à violência, à força, ao medo para subjugar o próximo às suas próprias crenças não está a agir em nome de Deus!!

    A palavra de Deus diz-nos que:

    Joa 10:10 - O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

    Deus enviou o seu filho amado, Jesus Cristo, para que o homem fosse salvo e adquirisse a vida eterna;
    O diabo (adversário das nossas almas) é quem necessita de enganar, de roubar, de matar e de destruir

    DTA
    Lai

     
  • At segunda-feira, setembro 25, 2006 3:33:00 da tarde, Blogger Poesia Portuguesa said…

    Hoje o Poesia faz um ano.
    Um ano inteiro dedicado à Poesia de autores de Blogues, em que tu és também participante.

    Por isso o meu obrigada e o meu abraço ;)

    Poderás ver a publicação nesta página:

    Hoje o Poesia faz um ano.
    Um ano inteiro dedicado à Poesia de autores de Blogues, em que tu és também participante.

    Por isso o meu obrigada e o meu abraço ;)

    Poderás ver a publicação nesta página:

     
  • At segunda-feira, junho 04, 2007 6:13:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    As religiões e os homens ,estão separados pela mentira.MAS em breve se unirão pela VERDADE!
    "EU SOU, O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA."
    PAZ

     

Enviar um comentário

<< Home