Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

domingo, novembro 05, 2006

Fim de semana


Eis-me chegado de um fim de semana fantástico na Galafura. Gente de bem e acolhedora, humilde e trabalhadora. Depois de jantar na cozinha aquecida pelo fogão a lenha, saímos ao ar gélido e denso de uma noite de inverno nas paisagens agrestes e características do Douro. A noite era clara pois entre a nevóa espreitava uma lua cheia tímida. Calçadas estreitas que escondem a sabedoria popular e as suas historias e lendas, o fumo que subia das chaminés e lembrava ao nosso olfacto a estação fria que se avizinha. À conversa num cafézito segui-se uma noitada em São Leonardo na conversa e contemplação daque lugar em que São Leonardo "À proa dum navio de penedos, /a navegar num doce mar de mosto, /capitão no seu posto /de comando, S. Leonardo vai sulcando/as ondas/da eternidade,/sem pressa de chegar ao seu destino..." ( Miguel Torga in Diário IX)

S. Leonardo, lugar com sua marca profunda de um local mágico e mítico. De uma esplanada solitária olhávamos o rio lá em baixo no fundo da escarpa coberta de medronhos e de um momento para o outro um nevoeiro frio e denso espalhou-se pelo monte. Uma neblina mítica... Lembrámo-nos da lenda da moura encantada que tem o seu palácio numa gruta dentro do Monte de S. Leonardo e que anda a vaguear pelo monte em forma de cobra...Enfim é de imaginar logo como ficámos depois desta nossa constatação no meio daquele cenário...Todos os sons que ouvíamos assustavam, até o cair de uma folha ou então uma raposa curiosa que nos cercava...

O amanhecer levou-nos a descansar um pouco para ir cantar na missa das 11:00. O Pároco,perto da casa dos 90 anos de idade la subiu ao altar e num tom firme falou de uma sociedade que defende formas de morte, ainda que nós sejamos convidados a ser pela vida. Reafirmou também a lei de Deus fazendo eco da lei de Moises reafirmada por JC...Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos...
Uma palavrita no final da missa, no adro perto do cruzeiro e lá fomos para aquela feijoada e um assado com arroz no forno que nos esperava em casa.

A tarde foi a conhecer mais um pouco dos segredos de Galafura escondidos nas suas ruelas estreitas e perdidas umas nas outras e terminou em S. Leonardo onde vi a entrada da gruta de Dona Mirra (a moura encantada) e também andámos a escalar a escarpa para melhor gravar imagens espaço de terra abençoado pelo criador com tamanho equílbrio e sobriedade na beleza que espelha a quem por lá passa.


Deixo-vos agora algumas fotos dignas de se ver

(Pormenor da Igreja da Galafura)

(Igreja da Galafura)

(S. Leonardo)

(Rio Douro visto de S. Leonardo)

(Eu nesta fantástica esplanada)

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home