Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

sábado, outubro 28, 2006

Memórias


(Tirada por Nuno M.)


Sei de um puto que adorava andar na terra, enterrar as mãos na terra e sentir a frescura que deixa a quem lhe toca para deixar no seu seio uma pequena semente. De um puto que com os primos e a irmã, se sujavam propositadamente na terra para poderem ir para o tanque tomar banho naqueles dias quentes de verão em que se arrancava a batata com a avó e o avô. Arranjavam sempre estratégia para andarem na água. As suas brincadeiras diárias, depois de fazerem os trabalhos de casa sob o olhar atento da avó, estavam sempre ligadas ao campo ou à natureza e aquilo que ela lhes dava.

Descobriam sempre coisas novas para brincar na natureza. Desde concursos de escaravelhos ou a tratar do seu campo, pois a avó tinha dado um pedacito de terra para que cada um cultivasse, ou então o fim de tarde esperado em que iam buscar as ovelhas e muitas vezes tinham que levar ao colo as mais pequeninas para depois de estarem no aido poderem pegar no cavalo e correrem livres pelos campos com o vento gélido de fim de dia a cortar a cara. A Andorinha (assim se chamava a égua) já conhecia cada um dos 6 netos que enchiam aquela casa durante o dia com seus risos e pequenas discussões que acabavam sempre ao fim do dia.

Com o Inverno vinham as chuvas já não tinhamos tanta liberdade de escolha, mas com alguma astúcia daquelas cabecitas saia mais uma brincadeira qualquer e lá iam todos às castanhas e bolotas para fazer bonecos e assim as nossas tardes se ocupavam.

São apenas algumas das memórias que me assaltaram este fim de tarde quando meti as mãos na terra para semear uns pinheiros mansos. Eu era um dos netos, o mais velho por sinal...
Bons tempos estes que a memória nos trás para reviver com muita saudade. Saudade daqueles que estavam connosco naquele momento mas agora olham para nós de um outro lugar. Que saudade...

Entrego estas sementes à terra enquanto florescem as minhas memórias para esta pequena tela
O sol e a chuva, a noite e o dia, o ar e o vento façam brotar da terra estas novas plantinhas que já lutam para sair da casca... Aguardar com paciência o tempo que está escrito para cada uma delas

7 Comments:

  • At sábado, outubro 28, 2006 10:16:00 da tarde, Blogger Elsa Sequeira said…

    Oh!!! Nahar!!!

    Que lindo!!! Senti-me emocionada...as lágrimas desprenderam-se...porque me fizeste lembrar um pouco a minha infância...quando nas férias, ficava com uma vizinha...era assim...uma avó adoptiva, muito querida...já partiu há muito tempo...e ela tinha cabras...então eu ia com ela guarda-las...e era uma animação, andar pelos campos...eu "baptizava-as" a todas...e ficava em euforia quando sabia que uma delas ia ter "bebés"...aguardava sem paciência nenhuma...o dia em que viriam novos rebentos!!!
    Obrigado por me recordares alguém de quem tanto gosto, sim gosto! jamais esquecerei a "Ti Ana"!!!
    Obrigado por este momento lindo!!!


    Beijinhos...com lágrimas...e sorrisos!!!

     
  • At domingo, outubro 29, 2006 9:40:00 da manhã, Blogger zezezinho said…

    " Tão bom pudesse o tempo para e voltar-se a preencher o vazio. É tão duro aprender que na vida nada se repete, nada se promete, e é tudo tão fugaz e tão breve."
    Gostei muito de ler estas tuas memórias,senti em mim o que eu também vivi, tenho certeza que quem ler estas tuas palavras irá sentir o mesmo que eu, irá sentir em si a criança que um dia foi.
    abraço meu irmão

     
  • At domingo, outubro 29, 2006 10:58:00 da manhã, Blogger Sandra Dantas said…

    A nossa memória tem coisas tão lindas gravadas em si... Também conheço alguém que adorava andar na terra, que adorava andar descalça...

    Um abraço amigo, por tudo aquilo que me fizeste recordar e reviver!

     
  • At domingo, outubro 29, 2006 11:08:00 da manhã, Blogger joaquim said…

    Nós eramos 9 irmãos, por isso calcula a legria dos Natais, das férias, dos encontros de familia.
    Obrigado pelas tuas recordações que também me trouxeram as minhas.
    Quando "arranjaremos tempo" para darmos aos mais jovens e vindouros razões para tão bosa memórias?
    Abraço em Cristo

     
  • At domingo, outubro 29, 2006 1:40:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    xiiiiiiiii...
    Tantas recordaçoes d infancia...que nos fazem lembrar d coisa simples mas boas....

    Bjinho :)

    ahhh..gostei d teu coment :) merci

     
  • At domingo, outubro 29, 2006 8:43:00 da tarde, Blogger Fátima F said…

    :)

     
  • At domingo, outubro 29, 2006 9:51:00 da tarde, Blogger marta said…

    Ser criança, realmente, é poder experimentar tudo o que se vê, sem receios e principalmente descobrir sensações novas, que irão construir de uma forma especial uma personalidade mais ou menos sensível para a vida. Gostei muito de ler esta ilustração de vida!
    Bjs

     

Enviar um comentário

<< Home