Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quarta-feira, outubro 04, 2006

(O Regresso do filho pródigo de Rembrandt)



Estou a ler Henri Nouwen O regresso do filho pródigo e quero partilhar este pequeno parágrafo...


«A questão é a seguinte: "A quem pertenço? A Deus ou ao mundo?” Muitas das minhas preocupações diárias sugerem-me que pertenço mais ao mundo que a Deus. Qualquer pequena crítica me aborrece, qualquer pequena contradição me deprime. Uma pequena oração basta para me levantar o animo e fico emocionado com qualquer pequeno êxito. Animo-me com a mesma facilidade com que me deprimo. Frequentemente, sou como um pequeno barco no oceano, completamente à mercê das ondas. Todo o tempo e energia que gasto a manter um certo equilíbrio para não cair, prova-me que a minha vida é, sobretudo, uma luta pela sobrevivência; não uma luta sagrada, mas uma luta inquieta, provocada pela ideia errada de que é o mundo que dá sentido à minha vida.»

8 Comments:

  • At quarta-feira, outubro 04, 2006 3:34:00 da tarde, Blogger joaquim said…

    Mas esta é a nossa luta diária, salvo a comparação.
    Tantas vezes me sinto como dividido entre o mundo e o Céu, embora saiba que fui criado para o Céu, vivendo no mundo.
    Sabemos que no mundo temos de acumular tesouros para o Céu, mas os tesouros mais "apetecíveis" "identificam-se mais com o mundo do que com o Céu.
    Muitas vezes parece que a caminhada é um passo em frente e dois atrás, mas por graça de Deus, o passo em frente é maior que os dois passos atrás, por isso estamos sempre "ganhar" caminho.
    Leio o que aqui escrevi e eu próprio fico confuso. Não consigo exprimir o que me vai no coração, na vida.
    Abraço em Cristo
    Joaquim

     
  • At quarta-feira, outubro 04, 2006 3:45:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Já tinha comentado mas sumiu...rsrs
    Dou-te os parabéns pela feliz escolha deste livro e autor,tem sido um grande pai espiritual.O livro fez com que me atirasse para os braços do Pai,depois de longos anos,andar "pródiga"...rsrs
    Quanto ao post,penso que pertencemos ao Pai,servindo no mundo,cada qual com a sua missão.Deixa o tempo "calejar" mais a alma e depois conseguirás o equilíbrio perfeito.Tal como Jesus pertenceu ao Pai,servindo o Pai,também nós devemos fazer o mesmo.Estando no mundo sem ser do mundo.Espero não te baralhar com estas filosofias....(sorri)

     
  • At quarta-feira, outubro 04, 2006 3:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Já tinha comentado mas sumiu...rsrs
    Dou-te os parabéns pela feliz escolha deste livro e autor,tem sido um grande pai espiritual.O livro fez com que me atirasse para os braços do Pai,depois de longos anos,andar "pródiga"...rsrs
    Quanto ao post,penso que pertencemos ao Pai,servindo no mundo,cada qual com a sua missão.Deixa o tempo "calejar" mais a alma e depois conseguirás o equilíbrio perfeito.Tal como Jesus pertenceu ao Pai,servindo o Pai,também nós devemos fazer o mesmo.Estando no mundo sem ser do mundo.Espero não te baralhar com estas filosofias....(sorri)

     
  • At quarta-feira, outubro 04, 2006 4:24:00 da tarde, Blogger zezezinho said…

    Axo que pertencemos a Deus e ao mundo,
    A Deus pelo facto de sermos seus filhos e nos amar profundamente,pertencemos ao mundo pelo facto, que este foi o sitio que Deus criou para nos acolher, e ir ao encontro dele ultrapassando qualquer barreira que nos aparece pela frente, sempre o encontramos apesar das longas e dolorosas caminhadas que por vezes temos de enfrentar.

    Abraços

     
  • At quarta-feira, outubro 04, 2006 4:24:00 da tarde, Blogger zezezinho said…

    Axo que pertencemos a Deus e ao mundo,
    A Deus pelo facto de sermos seus filhos e nos amar profundamente,pertencemos ao mundo pelo facto, que este foi o sitio que Deus criou para nos acolher, e ir ao encontro dele ultrapassando qualquer barreira que nos aparece pela frente, sempre o encontramos apesar das longas e dolorosas caminhadas que por vezes temos de enfrentar.

    Abraços

     
  • At quarta-feira, outubro 04, 2006 8:24:00 da tarde, Blogger Andante said…

    Pertencemos a Deus e viajamos pelo mundo.
    Gosto do mundo, não gosto do que vejo...
    Pelo mundo chego ao Pai.
    Tenho os olhos virados para Ele (não sei se para cima ou para baixo), mas tenho.
    Também eu já me deixei seduzir, conscientemente, pelos caminhos do Filho Pródigo...

    Beijos peregrinos

     
  • At quarta-feira, outubro 04, 2006 10:46:00 da tarde, Blogger Fátima F said…

    Que propositado texto! Obrigada por o partilhares e dares a conhecer :)

     
  • At quinta-feira, outubro 05, 2006 10:51:00 da manhã, Blogger um irmão. said…

    “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

    “Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do mal.” João 17:15


    Alma amada que abraço no Pai, o mundo recebeu o Filho de Deus, e nele aprendemos a “Escola do Amor” … Recorda sempre.. Um dia, um passo apenas te basta…. Um passo de cada vez… verás que sentirás a mão do Pai levando-te na direcção certa ainda que nos teus caminhos muitas pedras esperem para te magoar os pés de Peregrino, filho de Deus amado…

     

Enviar um comentário

<< Home