Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

terça-feira, dezembro 20, 2005

Crónicas de um retiro...(parte I )

Depois da ideia da criação de um grupo de Jovens a nível paroquial ter ganho alicerces e alguma consistência, um grupo de jovens (rapazes e raparigas) da paróquia do Divino Salvador de Vilar de Andorinho tiveram uma experiência de Retiro/encontro com o objectivo de nesse encontro ser criado um grupo de jovens paroquial. Ideia interessante e importante pois os jovens que terminavam o itinerário catequético proposto pelo secretariado Nacional de Educação Cristã e recebiam o Crisma, sentiandm-se um pouco perdidos pois não se integravam em nenhum movimento da paróquia e daí a necessidade de os chamar a percorrer um caminho nem sempre fácil mas por ser em grupo será proveitoso e suportável.
O dia 19 de Dezembro começou cedo para todos nós pois tinhamos que estar no Colégio de Trancoso em Gaia ás 9h para inicio da encontro. A manha foi de apresentações e apresentar as expectativas e objectivos de todo este trabalho e dar a conhecer de uma forma mais profunda o funcionamento da nossa comunidade convidando representantes de vários movimentos para falar e apresentar o seu movimento aos jovens.
Num outro momento ainda antes do almoço o tema foi aprofundado com a projecção de um diaporama com algumas pistas de meditação para os vários grupos em que dividimos o grupo de 29 jovens.
A tarde foi dedicada ao desporto, desde o futebol volei, basket e jogos tradiconais da corda e dos sacos, e ao convivio entre todos. O dia acabou com a projecção de um filme em que a mensagem principal foi o famoso lema "Carpe diem", ou seja, vive cada dia ao centesimo, milesimo de segundo...o filme foi o "Clube dos poetas mortos". Mas a noite não terminou da melhor forma e por isso vou ter que me deitar e amanhã termino com a segunda parte das crónicas e aí dá para perceber o porque desta interrupção para descansar... :)