Jogo de Palavras

"No principio era o logos..."

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Crónicas de um retiro...(parte II)

Tirada por Nuno Monteiro

Estes jovens devem ter estado realmente muito atentos ao filme pois seguiram á risca aquela máxima do "Carpe Diem" e viveram cada minuto, cada segundo, cada milésimo de segundo da noite a fazerem o que lhes ia na cabeça de adolescentes e de jovens que são. Até á 1h e tal da manhã andaram a passear pelo corredor nos quartos uns dos outros sob a vigilância atenta dos "Arcanjos Gabriel"(já vão perceber o porquê desta expressão). Quando declarámos "recolher obrigatório" começou o inferno porque as meninas que costumam ser mais maduras e compreensivas, amuaram e fizeram birra pois queriam estar nos quartos dos rapazes...Psicólogos, sociólogos, antropólogos e todos os qualquer coisa + ólogos terão que repensar estes conceitos de as mulheres serem mais maduras que os homens...Pelo menos neste micro ambiente em que vivemos estes dois dias isso não foi visivél. Bem foi um inferno. As hormonas dos rapazes controlaram-se muito bem mas as hormonas femininas estavam em alta, em extase. Só por volta das 5:30 é que os tais "Arcanjos Gabriel" puderam voar para o seu ninho e aí descansar um pouco até que o "Arcanjo" Paulo anunciasse o novo dia aos berros em cada quarto :).
Ao contrário do esperado, pela noite que tinha sido, os trabalhos da manhã correram muito bem. A manhã foi dedicada á criação do grupo de jovens e para tal foram criados grupos de trabalho para pensarem o grupo de jovens e tudo o que lhe está inerente desde o nome, logotipo, dia de encontro, objectivos, actividades, etc... 70% dos jovens presentes disseram sim a este desafio de criar o Grupo de Jovens Paroquial; bastante positivo, agora é trabalhar sem desanimar para animar-los também a construir uma Igreja mais forte e unida - O Corpo Mistico de Cristo.
O encontro, como não podia deixar de ser terminou com a celebração da Eucaristia pelo Padre Albino. A Celebração foi animada pelo Coro Jovem de Balteiro (C.J.B) e pelos jovens que foram intervindo nos vários momentos da Celebração Eucaristica, desde as leituras, as preces que foram lidas foram trabalhadas por um grupo de jovens e um outro preparou o ofertório com diversos simbolos do que pretendem ser no grupo de jovens agora criado. Mais uma vez desde que entrámos no tempo de Advento, o Evangelho que a liturgia nos propõe pela terceira vez é o da Anunciação. Em que o Arcanjo Gabriel propõe a Maria (que teria a idade de muitos dos jovens presentes) um outro projecto de vida diferente ao que ela certamente teria pensado. O Arcanjo chamou e guiou Maria por esse novo projecto a que Deus lhe chamava. Assim o Pdr. Albino transpôs esta ideia para o nosso grupo em que também os jovens tinham sido acompanhados por arcanjos que seriam aqueles que guiaram e preparam estes dois dias para darem alguma resposta aos jovens ali presentes. Eu não me reconheci no Arcanjo pois eu apenas fui um escolhido e disse um SIM aqui estou Deus precisa de mim para este grupo. Não sei o que dqar nem fazer mas Ele sabe o que tenho a dar e o que quer de mim e de todos nós.

2 Comments:

  • At quarta-feira, dezembro 21, 2005 5:13:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pela parte que "me" toca, digo obrigada pelo esforço e por terem aturado "os meus". Acho que vai valer a pena! E que daqui vão sair "SIM"'s!

     
  • At sexta-feira, dezembro 23, 2005 12:47:00 da manhã, Blogger Jorge Moreira said…

    Olá Nuno Monteiro!
    É bom ver mais um vilarense criar um blog.

    Excelente a ideia de criar um Grupo de Jovens.
    No passado, já existiu cá, em Vilar de Andorinho, um Grupo de Jovens muito activo, ao qual pertenci e recordo experiências muito gratificantes.
    Desejo muita sorte ao novo Grupo.
    Abraço e Feliz Natal para toda a Família.

     

Enviar um comentário

<< Home